Notícia

Terra

Após fraude, Science eleva alerta para trabalhos

Publicado em 08 dezembro 2006

A revista científica Science elevou o alerta para trabalhos que contenham dados falsos ou que tentem ludibriar os editores após uma das maiores fraudes científicas das últimas décadas.
Após a descoberta de que os dados do sul-coreano Woo-Suk Hwang, que afirmava ter obtido células-tronco embrionárias humanas a partir de embriões clonados, haviam sido forjados, a revista produziu um dossiê do processo de revisão por pares dos artigos científicos em questão e submeteu o material à avaliação de um comitê independente formado por membros de seu Conselho Editorial, uma ex-editora sênior de outra revista científica e pesquisadores de destaque na área de células-tronco.
De acordo com a revista Pesquisa Fapesp online, o grupo concluiu que o processo de revisão por pares por que passam todos os trabalhos publicados nas principais revistas científicas não poderia ter detectado a fraude. O relatório do comitê admite que "nenhum conjunto realista de procedimentos pode ser completamente imune a fraude deliberada¿, mas insiste que deve haver um maior cuidado com esse tipo de caso, que pode trazer conseqüências importantes para a revista e a ciência em geral".