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Diário do Nordeste

Apoio aos pólos tecnológicos (1 notícias)

Publicado em 18 de agosto de 2003

O secretário da Ciência e Tecnologia do Estado (Secitece), Hélio Barros, disse que o ambiente de apoio à inovação que está sendo projetado visa a descentralização, num caminho diferente do que fez Pernambuco, com o Torto Digital". Segundo ele, a idéia é de valorizar a experiência não centralizada e de fomentar a criação de vários ambientes. Enquanto a iniciativa pernambucana optou pela concentração de tecnologia ao rejuvenescimento do espaço urbano, o modelo cearense possibilitará a distribuição de parques tecnológicos de Tecnologia da Informação (TI). De acordo com o secretário, a Secitece, juntamente como a SDE, está avaliando os mecanismos para a criação do sistema estadual de inovação, através de projetos como o do pólo de tecnologia formado por empresas de base tecnológica na região do Eusébio. Hélio Barros acrescenta que um convênio de cooperação mútua em ciência e tecnologia com o Estado de São Paulo foi firmado, com o objetivo de desenvolver ações conjuntas, principalmente no campo da ciência e tecnologia. A idéia é favorecer a pesquisa e a inovação empresarial, através do financiamento de pesquisas conjuntas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela Fundação Cearense de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). TV A entrevista com o secretário Hélio Barros vai ao ar nesta quinta, dia 21, às 23h30min, pelo canal 5. Ainda no mesmo programa, a reportagem vai destacar as soluções em conectividade e cabeamento desenvolvidas para a empresa Metalic, que atua no ramo de fabricação de embalagens de aço para bebidas. CALL CENTER EM NATAL A Sotium (www.softium.com.br) acaba de fornecer a solução Tactium para a MultiPesquisas, empresa instalada em Natal, que está montando um bureau de call center. A tecnologia tem integração com a central telefônica Dígitro. Segundo Josefina Picanço, diretora comercial da Softium, o Tactium se adapta a inúmeros segmentos de mercado e, além dos módulos específicos para atendimento receptivo e marketing ativo, possui um módulo para uso do administrador do sistema. "O usuário é quem determina os campos do cadastro de clientes, dos formulários de atendimento e os roteiros para registro de ocorrências e realização de campanhas", explica. INTERAÇÃO Os interessados em tecnologia podem colaborar, enviando sugestões de temas para a Coluna. Os assuntos podem ser encaminhados para o e-mail: aimprensa@sei-tac.org.br. No site do Sistema (www.assesproce.org.br e www.sei-tac.org.br) encontram-se publicadas, semanalmente, outras matérias relacionadas à TI&T.