Notícia

IDEC

Apoio ao estudo de doenças negligenciadas

Publicado em 08 junho 2006

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está com inscrições abertas até 16 de julho para seleção de propostas de apoio a atividades de pesquisa direcionadas ao estudo de doenças negligenciadas. São R$ 20 milhões, provenientes do Ministério da Saúde.
Doenças negligenciadas são aquelas que afetam particularmente populações de países menos desenvolvidos e que, por conta disso, não costumam receber investimentos para pesquisas por parte das multinacionais do setor farmacêutico.
O edital contempla projetos de pesquisa e desenvolvimento relacionados à dengue, doença de chagas, hanseníase, leishmanioses, malária e tuberculose. Como temas transversais, as linhas de apoio são para tendências epidemiológicas, bioinformática, estruturação de bancos de dados, vacinologia e mobilização social.
Segundo o CNPq, o objetivo é fomentar pesquisas que contribuam de modo efetivo para o avanço do conhecimento e para a geração de produtos. A idéia é que as pesquisas forneçam subsídios para a formulação, implementação e avaliação de ações públicas voltadas para a melhoria das condições de saúde da população.

Agência FAPESP