Notícia

Diário Oficial do Estado de São Paulo

Aplicativo SOS Chuva alerta para tempestades em tempo real

Publicado em 12 dezembro 2017

Um aplicativo com informações sobre a meteorologia que ajuda a população a se prevenir, os agricultores a planejarem suas atividades e os pesquisadores a estudarem a atmosfera. Esse é o SOS Chuva, desenvolvido por pesquisadores das três universidades estaduais paulistas: Unicamp, Unesp e USP (Esalq e Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – IAG). Financiado pela Fapesp, o projeto foi coordenado pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O app está disponível gratuitamente no endereço e nas lojas Android e iOS.

“O aplicativo informa sobre a chuva em tempo real, indicando onde está chovendo, naquele momento, com a capacidade de mostrar, 20 minutos antes, para onde a chuva poderá se deslocar, ou seja, traz a previsão imediata de tempestades a partir do conhecimento adquirido sobre as propriedades físicas das nuvens”, explica o professor Felipe Pilau, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba.

Agricultura – Segundo o pesquisador e coordenador do projeto Luiz Augusto Toledo Machado, do Inpe, o aplicativo trará benefícios principalmente para a área agrícola. “A aplicação dos dados disponíveis em precipitação para a agricultura será importantes na elaboração de balanços hídricos e em todo o trabalho associado às diferentes fases das atividades agrícolas. São ideias que têm evoluído bastante.”

O professor Felipe Pilau lembra ainda que os agrônomos serão beneficiados. “Nós fazemos a aplicação de todos esses dados para a agricultura. É importante entender principalmente a variabilidade de chuva e como ela causa impactos na produtividade das áreas agrícolas.”

Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial

Assessoria de Imprensa da Esalq