Notícia

Diário da Saúde

Aplicativo para celular mostra os nutrientes de 3.500 alimentos

Publicado em 11 setembro 2019

Por Agência FAPESP

Aplicativo para sistema Android traz os nutrientes de 3.500 alimentos, além de receitas. É a sétima edição da tabela, agora bem mais acessível.

A mais recente versão da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA) transformou-se em um aplicativo para celulares, facilitando a consulta e disseminando seu acesso a virtualmente toda a população.

Ampliada e com novos recursos de busca, a TBCA traz a composição química e o valor energético de cerca de 3.500 alimentos - são 1.600 a mais do que na versão anterior -, incluindo crus e cozidos, produtos manufaturados e pratos compostos.

Além disso, só de receitas, são quase 2.100 itens.

A tabela e o aplicativo são resultado do trabalho de pesquisadores do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC), sediado na USP (Universidade de São Paulo).

Aplicativo dos nutrientes

Por meio do aplicativo, o usuário terá acesso à composição centesimal (umidade, proteínas, lipídios, carboidratos, cinzas e energia) e às vitaminas A e C, cálcio, ferro e sódio de cada alimento.

É possível fazer buscas por alimento, grupo ou tipo de alimento. Também é possível buscar pelo componente, associado ao grupo e tipo de alimento que interessa ao usuário. Por exemplo, ao selecionar "colesterol" (componente), "peixes e frutos do mar" (grupo de alimentos) e "in natura" (tipo de alimento), aparecem todos os peixes e frutos do mar crus com este componente, ordenados de forma decrescente ou crescente conforme a quantidade de colesterol.

Esses recursos prometem auxiliar os profissionais de nutrição na montagem de cardápios e dietas personalizadas, além de ajudar a comunidade em geral a atingir a meta de uma alimentação saudável.

O app da TBCA está disponível na loja de aplicativo Play Store nos sistemas Android.

Com informações da Agência Fapesp

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Agrosoft Agrosoft MT HOJE Espaço Ecológico no Ar O Estado (MS) online 2A + Alimentos