Notícia

Jornal da Cidade (Bauru, SP) online

Aplicativo gratuito para Android ensina conceitos de física de partículas para leigos (11 notícias)

Publicado em 17 de julho de 2021

Por Agência FAPESP

O Centro de Pesquisa e Análise de São Paulo (SPRACE) lançou uma versão em português do aplicativo educacional “As Partículas”, disponível gratuitamente para usuários do sistema Android.

O SPRACE é um grupo de pesquisa apoiado pela Fapesp que atua no experimento Compact Muon Solenoid (CMS), da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), e é focado em física de altas energias, instrumentação científica, computação de alto desempenho e inovação digital.

Originalmente desenvolvido por Frank Close, físico emérito na Universidade de Oxford (Reino Unido), o app visa levar conhecimento cientificamente preciso sobre física de partículas de maneira fácil e simples para um público amplo e diversificado, desde estudantes do ensino fundamental, médio ou superior até pessoas interessadas pela área que não possuem formação científica.

Além de explicar as descobertas dos séculos 20 e 21 de maneira didática, “As Partículas” mostra também todo o conhecimento gerado ao longo dos últimos cem anos. O aplicativo explica, por exemplo, a Teoria do Modelo Padrão, que trata das partículas fundamentais que conhecemos hoje e como elas interagem entre si. É possível aprender sobre quarks, que formam prótons e nêutrons, e sobre os mais recentes avanços científicos, como a observação do bóson de Higgs pela primeira vez em 2012 no Large Hadron Collider (LHC), o principal acelerador de partículas da CERN.

Entre os diferenciais do aplicativo estão seu glossário com definições de conceitos-chave e uma pequena biografia dos mais importantes cientistas da área. Além disso, “As Partículas” é ilustrado por imagens e fotos, que ajudam os usuários a compreender seu conteúdo. Quem baixá-lo poderá ver, por exemplo, imagens reais de colisões de partículas observadas pelos detectores do LHC.

Anteriormente, o app estava disponível apenas em inglês para usuários do sistema operacional iOS, a um custo de US$ 8. Observando a pequena quantidade de conteúdo disponível sobre física de partículas de alta qualidade na língua portuguesa, o SPRACE obteve da editora inglesa Science Photo Library a autorização para traduzir e disponibilizar o aplicativo em troca da versão Android em inglês.

Em uma iniciativa para tentar levar conceitos de física para os estudantes do ensino médio, o SPRACE está em contato com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com o intuito de disponibilizar o aplicativo nos tabletes que foram distribuídos às escolas.

Os interessados podem baixar “As Partículas” na loja Google Play.