Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Aplicativo gratuito informa viajante sobre vacinas necessárias

Publicado em 11 julho 2014

De carro, ônibus, avião, navio ou outro meio de transporte. Quando o assunto é medicina do viajante, há um item que não cabe na mala, mas é essencial para toda a família na hora de programar um deslocamento, seja a passeio ou a trabalho: a vacinação. Nesse contexto, a GSK acaba de lançar mais uma ferramenta de prestação de serviço em saúde: o aplicativo Viaje Prevenido.

 

Na prática, a novidade funciona de maneira bem simples: basta escolher o local de destino, no exterior, e clicar no campo “pesquisar”. A tela seguinte mostrará as vacinas recomendadas e obrigatórias, além de fornecer dicas sobre certificados de imunização exigidos por alguns países. Outra vantagem é a possibilidade de localizar, por endereço, os Centros de Orientação para a Saúde do Viajante e as clínicas privadas que oferecem os serviços de imunização no Brasil.

 

Versão para PC

 

A versão do Viaje Prevenido para PC, por meio do site www.casadevacinasgsk.com.br/viaje-prevenido, conta com os calendários da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Também pelo site, o internauta poderá saber quais são as doenças preveníveis por meio das vacinas, assim como montar uma carteira de vacinação digital através do serviço VacinAlert ou Carteira de Vacinação Digital, facilitando o controle da imunização em todas as fases da vida. Ao clicar no ícone, o internauta poderá, por exemplo, monitorar todo o histórico vacinal e programar alertas de lembrete para as imunizações pendentes.

 

Medicina do Viajante x Copa do Mundo

 

Especialistas em saúde alertam que o grande fluxo de pessoas em território nacional durante o Mundial aumentará a exposição dos brasileiros aos possíveis vírus e bactérias trazidos por estrangeiros oriundos de regiões nas quais algumas enfermidades ainda não foram erradicadas, como o caso do sarampo, atualmente comum em parte da Europa.

 

A GSK na área de vacinas

A GSK é a líder mundial na produção de vacinas, respondendo por 25% do mercado mundial. A empresa atua nos campos de pesquisa, desenvolvimento e produção, tendo mais de 30 imunizantes aprovados para comercialização e outros 20 em desenvolvimento clínico. Destinados especificamente para a área de vacinas, a GSK possui 13 unidades de fabricação localizadas em todo o mundo e conta com 13 mil profissionais na área de pesquisa. A empresa é responsável por contribuir na erradicação e no controle de doenças como rubéola, sarampo, caxumba, gastroenterites, difterias e câncer do colo do útero.

 

Em 2008, a GSK distribuiu 1,1 bilhões de doses de vacinas a 176 países, desenvolvidos e em desenvolvimento – com uma média de 3 milhões de doses por dia. 1

Em 2011, as vacinas da GSK foram incluídas nas campanhas de imunização de 173 países, sendo que 1,1 bilhões de doses foram entregues. Deste total, 870 milhões de doses (mais de 80%), foram enviadas para uso em países em desenvolvimento. 2

A GSK é o fornecedor de vacinas líder no mundo para organizações como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). ²

 

A GSK está presente há 104 anos no Brasil. Há mais de 20 anos, desenvolve projetos de parceria e de transferência de tecnologia e know-how com instituições públicas como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Instituto Nacional do Câncer (INCA), além de apoiar localmente a pesquisa nacional por meio de alianças com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).