Notícia

UOL

Aplicativo desenvolvido pela USP permite correção automática de redações

Publicado em 22 março 2021

Por Agência FAPESP

 Pesquisadores do IFSC (Instituto de Física de São Carlos) e do ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação), ambos da USP (Universidade de São Paulo), em São Carlos, desenvolveram um software com o objetivo de corrigir redações de forma automática a fim de aprimorar as habilidades dos estudantes que farão o Enem.

Disponível por meio de um aplicativo para smartphones com sistema Android e de um site, a solução possibilita identificar erros gramaticais, de pontuação, de digitação e de concordância nas redações. Para criar a ferramenta, que recebeu o nome de CIRA (Corretor Inteligente de Redações Automático), o estudante Gabriel Nogueira, que cursa bacharelado em ciências da computação no ICMC-USP, empregou técnicas da área de inteligência artificial.

"A ferramenta foi criada a partir de uma base de 100 mil redações da empresa Letrus, que foram corrigidas e pontuadas por professores seguindo os moldes da avaliação do Enem. A partir dos critérios utilizados por esses professores, o sistema inteligente aprendeu quais aspectos precisam ser levados em conta em uma correção e como estabelecer uma nota", relata Nogueira, em entrevista para o ICMC.

O CIRA é resultado de um projeto de iniciação científica, em que o estudante foi orientado pelo professor Osvaldo Novais de Oliveira Jr, do IFSC-USP, com bolsa da FAPESP. O corretor é composto por dois elementos essenciais: um sistema inteligente que estabelece uma pontuação para a redação e outro que apresenta sugestões de como o usuário pode melhorar o texto.

Para ter a redação corrigida, basta o usuário fazer o download do aplicativo na Google Play Store ou acessar o site do CIRA. Depois, é só o usuário digitalizar a redação e submetê-la à ferramenta.Após fazer a submissão, o sistema apresenta ao usuário uma tela de resultados, em que constam a nota atribuída à redação e estatísticas sobre o texto, como o número de palavras. Caso erros sejam encontrados, eles são marcados em vermelho. Ao clicar em cima deles, abre-se uma janela contendo informações sobre o erro e sugestões de como remediá-lo. Nogueira preparou um vídeo no Youtube explicando como funciona o aplicativo.

"No futuro, pretendemos ter um sistema de leitura óptica de caracteres, de forma que o usuário poderá digitalizar sua redação de forma automática, bastando apontar a câmera do celular para o texto escrito no papel", revela o graduando.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Portal R7 BOL Jornal de Piracicaba Diário em Foco TV Diário de Alagoas Pelo Mundo DF Xingu 230 Portal Curiúva Gazeta do Dia (Sorriso, MT) Itaberaba em Foco Bahia Jornal Novo Cantu Notícias Quimiweb Revista Pará+ online Plantão News (MT) Rio Brilhante News Bom Dia Cidade Notícias Coluna Supinando São Bento em Foco Verguia Debate Paraíba Portal Agora Notícias 24 Brasil Fatos Locais Brasilândia News R1 News Jornal A Cidade (Ponta Porã, MS) Portal da Feira Salvador Notícia Atemporal Portal Riacho em Foco Blog Educa Tube Brasil Folha da Minha Sampa Portal Brasileira Folha de Sabará online Blog 3 Poderes Tribuna de Ituverava online TV & VC? O Melhor da Cidade Portal Terra Santa Notícias Rádio Uau MS Aqui News Notícias da Sua Cidade Metropolitana MS Grava News - Jornal de Alfenas Portal Chapada Grande SouPVH Minha Pará de Minas Brasil de Olho Acre ao Vivo Portal Afunilados Alagoas Agora online BF News Capital A Voz dos Municípios (Laranjeiras, Sergipe) online Alvo Notícias Cabreúva Online Campo Belo em Foco Grupo News Paraná Garanhuns Notícias Oeste 360 Diário D4 Notícias Giro 7 LauroCITY MaisAM Maranhão em Pauta Conexão Cidade Portal VDL Penha News Portal Manhumirim REEN - Rede de Entretenimento, Esportes e Notícias Rádio Leme FM Porto Murtinho Notícias Oeste Ao Vivo Relata Bahia RV News Página de Polícia Portal Paripiranguense Oficial News Osvaldo Batista Ponta Porã Digital TV Interbam Toni Rodrigues