Notícia

Rádio Sanca WEB TV

Aplicativo de visita virtual ao Cerrado da UFSCar será lançando em 5 de junho

Publicado em 04 junho 2021

Por Ivan Lucas

Evento online é aberto ao público; app já está disponível para download gratuito

SÃO CARLOS/SP - Em 5 de junho (sábado) é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e, para celebrar a data, será lançado o aplicativo "BoRa Trilha da Natureza", que apresenta a área de Cerrado presente no campus sede da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) por meio de uma experiência lúdica e educativa. Com o app, as pessoas vão navegar pelo mapa do Cerrado da UFSCar e coletar figurinhas com conteúdos de Educação Ambiental sobre a área conhecida como Trilha da Natureza. Também poderão conhecer muitas espécies de plantas e animais que vivem na Trilha, como o tamanduá, o lobo-guará, o pequizeiro, entre muitas outras. Ou seja, com o "BoRa Trilha da Natureza", mesmo durante a pandemia, será possível que as pessoas se conectem à natureza sem sair de casa, já que a visitação à área não está permitida neste período.

O aplicativo é baseado em desenho universal e acessível a pessoas com deficiências. Com linguagem simples, contraste de cores, fontes de fácil leitura e imagens intuitivas, a ferramenta possui recursos de audiodescrição e vídeos com tradução em Libras.

O "BoRa Trilha da Natureza" foi desenvolvido por meio de uma pesquisa de inovação financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), realizada pela startup Fubá Educação Ambiental, fundada por ex-estudantes da UFSCar, em parceria com a equipe do projeto de extensão "Visitas Orientadas à Trilha da Natureza", da Universidade. A elaboração do conteúdo e sua avaliação estão associadas a uma pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAm), também da Instituição.

O lançamento do aplicativo será feito em uma live, no dia 5 de junho, às 11 horas, pelo Instagram da Fubá Educação Ambiental (@fuba.ea) e da Trilha da Natureza (@trilhadanaturezaufscar). O evento é aberto a todo público. O aplicativo já está disponível gratuitamente para Android, na Google Play. Mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..