Notícia

Esalq - USP

Aplicativo da Embrapa auxiliará na gestão de rebanhos leiteiros

Publicado em 31 agosto 2016

Um aplicativo para tablets e celulares pode auxiliar produtores e agentes rurais na gestão e no acompanhamento do ciclo de reprodução de rebanhos leiteiros. O Roda da Reprodução, que será lançado em 28 de agosto, é resultado de uma parceria entre a Embrapa Pecuária Sudeste (SP) e a Embrapa Informática Agropecuária, segundo informações da Assessoria de Comunicação da instituição.

A ferramenta substitui os quadros manuais usados pelos produtores, permitindo ao proprietário do rebanho cadastrar e manter um controle digital de eventos (abortos, partos, doenças e tratamentos) que podem ocorrer em todos os estágios dos processos produtivo e reprodutivo dos animais.

A mobilidade e a portabilidade – que permitem ao produtor acessar o banco de dados para fazer consulta ou novas inserções a qualquer momento e de qualquer lugar –, a atualização automática diária e a possibilidade de compartilhar as informações por meio de mensagens instantâneas são algumas das vantagens do aplicativo.

O monitoramento e o controle eficiente das informações do rebanho contribuem para um manejo reprodutivo de qualidade, reduzindo prejuízos na produção do leite. “Sem a reprodução não tem a parição e, sem a parição, não há produção de leite”, explica o pesquisador Arthur Chinelato de Camargo, da Embrapa Pecuária Sudeste (SP).

O aplicativo permite ainda importar dados do rebanho já existentes em computadores, tablets e smartphones.

Com versões em português e inglês, o Roda da Reprodução é gratuito e compatível com o sistema operacional Android. A expectativa da Embrapa é liberar o uso para a plataforma iOS, da Apple, até o início de 2017.

A iniciativa é parte do Projeto Balde Cheio, que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira por meio da transferência de tecnologia a entidades públicas e privadas e produtores de leite de todo o Brasil.

Fonte: Agência Fapesp