Notícia

Mundo Amazônia

Aplicações do Dicroísmo Circular com Radiação Síncrotron

Publicado em 18 outubro 2016

Agência FAPESP – “Aplicações do Dicroísmo circular com Radiação Síncrotron” é o tema da palestra no dia 21 de outubro de 2016 no Instituto de Física da USP. O palestrante será José Luiz Lopes, professor do Departamento de Física Aplicada.

Dicroísmo circular (CD, em inglês) é a propriedade observada em determinadas moléculas de absorver diferenciadamente a luz circularmente polarizada à direita e a luz circularmente polarizada à esquerda.

“Peptídeos e proteínas são amplamente estudados pela técnica de CD, pois seus espectros fornecem informações capazes de identificar a estrutura secundária presente nessas moléculas. Com o uso da radiação síncrotron como fonte de luz para as medições de CD, grandes vantagens são advindas em respeito ao uso do CD convencional, tais como a aquisição e a possibilidade de acessar a região do ultravioleta de vácuo (> 190 nm), onde novas informações sobre estruturas secundárias e motivos em proteínas são registradas, e ainda uma melhor relação sinal-ruído do espectro, a rápida aquisição de medidas, entre outras”, explica Lopes.

No seminário, o pesquisador apresentará exemplos de aplicações do CD e as vantagens do método de SRCD (dicroísmo circular utilizando radiação síncrotron).

Lopes tem doutorado em Física Aplicada pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, pós-doutorado no Birkbeck College da University of London, na University of Hawaii em Manoa e no IFSC-USP. Sua pesquisa está centrada no uso da radiação eletromagnética (técnicas espectroscópicas) para o estudo de proteínas que apresentem interesse biológico relevante.

O evento será às 13h na sala 201, ala 1, Bloco Didático do IFUSP. A entrada é franca e não há necessidade de inscrição prévia

Mais informações: http://portal.if.usp.br/fge