Notícia

Broadcast

Apis Flora é reconhecida como uma das empresas que mais investe em pesquisas e parcerias com universidades

Publicado em 10 setembro 2018

Ribeirão Preto--( DINO - 10 set, 2018) - Estudo recente e inédito realizado pela Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo destaca a empresa Apis Flora, pioneira brasileira na produção de produtos e insumos à base de mel, própolis e geleia real, como uma das companhias brasileiras que mais investem em pesquisa e parceria com universidades. A empresa aparece em 23º lugar no ranking de 40 empresas, com 26 estudos feitos com faculdades. "Estar nesta lista é a prova de que acreditamos muito em pesquisa e inovação como forma de produzir conhecimento, o que se reflete na qualidade e na inovação dos nossos produtos e insumos. Podemos citar vários exemplos do resultado destas parcerias, como o extrato aquoso de própolis, que foi uma inovação liderada pela Apis Flora, e as micropartículas de própolis, que é um extrato concentrado que exportamos para um importante cliente do mercado internacional", destaca a Dra. Andresa Berretta, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Apis Flora.

O estudo aparece em detalhes no livro Repensar a Universidade: Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais, que tem o objetivo de mostrar o quanto os estudos e as pesquisas são importantes dentro do universo acadêmico, onde existe conhecimento de ponta sendo gerado. "Dentro do universo acadêmico temos alta tecnologia e conhecimento, então, ocorre uma troca: a universidade leva para a indústria o conhecimento para gerar tecnologia, inovação e novos processos e produtos e a indústria leva à academia as necessidades industriais e mercadológicas para direcionar o conhecimento para a aplicação", justifica Andresa.

No caso da Apis Flora, as interações com as universidades vão além do custeio de materiais - a interação envolve troca de conhecimento e, em todos os casos, grande parte dos projetos é realizada nos laboratórios internos da empresa. Algumas etapas são realizadas sob a orientação de um professor e os estudos clínicos, por exemplo, são realizados com parceiros da Faculdade de Medicina, utilizando a estrutura do Hospital das Clínicas Universitário de Ribeirão Preto (HC-FMRP/USP), onde a empresa está localizada. "Estar neste estudo nos coloca em posição de destaque, pois mostra que estamos à frente de grandes indústrias, investindo num futuro inovador. O caminho é lento mas dá frutos importantíssimos, além de comprovar o quanto somos inovadores e visionários", finaliza Andresa.

Sobre a Apis Flora

Fundada em 1982, a Apis Flora é líder no mercado nacional no segmento de própolis, mel e extratos de plantas medicinais. Com dedicação e visão empreendedora de seus fundadores, o agrônomo Manoel Eduardo Tavares Ferreira e o químico Antônio Carlos Meda, a empresa cresceu de forma organizada e sustentável. Atualmente seus produtos estão disponíveis de 6 mil pontos de revenda e está presente em todo o Brasil. Possui mais de 100 produtos acabados em seu catálogo e é fornecedora de insumos para indústria farmacêutica, de alimentos e cosméticos. Nos últimos anos, ganhou relevância entre outras empresas do segmento de apifitoterápicos e de alimentos funcionais no mundo. Hoje, exporta para 20 países, entre eles China, EUA, Japão e Argentina.

Website: http://www.apisflora.com.br