A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lançou, na última semana, em Brasília, o Programa Internacionalização e Competitividade (Inter-Com). A iniciativa pretende facilitar a operação das empresas brasileiras no exterior para aumentar o número de exportações.
A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), parceira na iniciativa, auxiliará as empresas no contato com fornecedores, clientes e normas estrangeiras. Para tanto, a instituição promoverá capacitações e disponibilizará recursos para absorção de novas tecnologias.
Além da Softex, o governo federal também participará do programa. De acordo com o presidente da Softex, Ruben Delgado, o processo de transformação das companhias nacionais de TI em players globais faz parte da estratégia nacional para o setor. "Agora estamos dando um passo além da exportação. Vamos levar as soluções brasileiras para o exterior e incrementar a presença física de nossas companhias em importantes mercados internacionais".
O suporte do executivo virá das entidades de fomento como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) com créditos facilitados para que as empresas invistam em projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D).
*(Com informações da Fapesp)
Fonte: Agência Gestão CTI*