Notícia

Costa Leste News

Aparecidense coordena segundo livro de agronegócio, lançado pela Saraiva

Publicado em 06 abril 2015

Por Mariele Machado

O aparecidense Timóteo Ramos Queiroz, que é Professor/Doutor da UNESP, é um dos coordenadores do livro “Agronegócios: Gestão, Inovação e Sustentabilidade”, lançado recentemente pela Editora Saraiva. O livro foi organizado com a colaboração de Luís Fernando Soares Zuin.

Os conteúdos dessa obra foram desenvolvidos por professores e pesquisadores pertencentes a algumas das mais renomadas universidades do país, como a USP, Unesp, UFSCar e UFRGS. O volume conta com o prefácio da ex-Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi. Vários docentes da Unidade de Tupã colaboraram com capítulos.

Sobre o livro

Nos últimos anos, os expressivos avanços obtidos no agronegócio brasileiro deram a essa área um reconhecimento público de seu potencial produtivo e poder econômico. No entanto, a divulgação das informações relacionadas a esse tema complexo não se dá na mesma proporção da compreensão do público com que ele se relaciona, o que gera inúmeras dúvidas, como “o que é, quem o compõe, como se organiza e como gerenciá-lo”. Essas questões apenas suscitam o debate, mas não o finalizam.

Este livro traz à tona essas e outras problemáticas, levando o leitor a compreender a complexidade do tema, seus atores, suas interações, seus significados e seus sentidos, além de um conjunto de conteúdos que propiciam a construção de um olhar profundo, multidisciplinar e sistêmico sobre os principais temas que envolvem o agronegócio brasileiro.

Além disso, mostra como a produção de alimentos, combustíveis, fibras, entre outros produtos, pode influenciar em seu cotidiano, como na alimentação, no combustível dos veículos, em suas roupas ou sapatos e, até mesmo em seus celulares ou suas redes sociais.

Sobre Timóteo

O Currículo Lattes do Prof. Timóteo constata a importância desse aparecidense no campo da pesquisa e da educação: Professor Doutor da UNESP; Administrador pela UFMS; e Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela UFSCar.

Atua como Docente Orientador do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio e Desenvolvimento (PGAD/UNESP) e pesquisador do CEPEAGRO/UNESP.

Compõe o corpo editorial das revistas Custos e @gronegócio (1808-2882), Desafio (1678-1821), Revista de Ingeniería Industrial (0717-9103) e The International Journal of Productivity and Performance Management (1741-0401).

Foi coordenador do livro ‘Agronegócios: Gestão e Inovação’, lançado pela Editora Saraiva em 2006. Pesquisador fomentado pela FAPESP. Tem experiência nas áreas de Administração e Agronegócios, com foco em Gestão de Redes e Cadeias Produtivas, Competitividade de Sistemas Agroindustriais, atuando especialmente nos seguintes temas de análises de redes de empresas, análises financeiras, sistemas de custeio, indicadores de desempenho e tomada de decisões.

Da redação