Notícia

São Carlos Agora

Aos 87 anos, a USP mostra sua Competência

Publicado em 01 fevereiro 2021

Normalmente, celebramos os aniversários da USP em datas redondas, como em 2014, quando a Universidade completou 80 anos. Mas 2020 foi um ano especial e a USP e sua comunidade têm muito a comemorar aos 87 anos, completados neste 25 de janeiro de 2021.

Os últimos doze meses demonstraram cabalmente a pujança, a competência, a resiliência e a excelência desta Universidade. Todos nós, membros da comunidade, moradores do Estado de São Paulo e brasileiros, em geral, temos que nos orgulhar de conseguir manter uma instituição com este desempenho de qualidade, em um país em desenvolvimento, com todas as dificuldades financeiras, burocráticas, culturais e sociais que a USP enfrenta no seu dia a dia.

A pandemia que acometeu o país desde o fim de fevereiro de 2020 foi o maior desafio da nossa história. Obrigou-nos a atuar essencialmente de maneira remota, a partir da segunda metade de março, à exceção de atividades de pesquisa que exigiam trabalhos presenciais. Um desafio e tanto, que demandou dedicação e entrega de todos, docentes, alunos e funcionários.

A adequação dos professores e dos estudantes ao ensino a distância foi surpreendente.

Praticamente em duas semanas, as aulas foram retomadas e mais de 90% das disciplinas voltaram a ser oferecidas. Devo destacar que a atuação dos alunos está sendo exemplar. Apesar de eventuais dificuldades logísticas, os alunos estão superando os obstáculos por meio de mútua cooperação, participação nas atividades de ensino extraclasses e colaboração como voluntários em diversas pesquisas desenvolvidas pela USP para combater a covid-19.

As atividades de extensão também registraram aumento, logicamente mais notáveis na área da saúde.

Destacaram-se a disponibilização de leitos hospitalares para a instalação de Unidades de Terapia Intensivas (UTIs), o reforço nas atividades dos hospitais e centros de saúde e, ainda, a oferta de equipamentos e recursos humanos para a realização de testes laboratoriais para detecção da doença. Para os testes, foram montados cinco centros com apoio de laboratórios de 18 unidades.

As atividades culturais agora atingem um público surpreendentemente maior, em função da intensa utilização das transmissões remotas, as lives, que multiplicaram as audiências. E as atividades administrativas continuam funcionando perfeitamente, graças a servidores que se mantêm em seus postos de trabalho, cercados por normas de segurança sanitária e apoiados por um grande número de colegas atuando em teletrabalho.

Na área da pesquisa, a USP, certamente, demonstrou seu grande comprometimento com a sociedade. Mais de 250 projetos em que diferentes e numerosos grupos se adequaram para iniciar estudos sobre covid-19 e SARS-Cov-2 e estão colocando os resultados, em um prazo muito curto, à disposição da população. Trata-se de grupos multidisciplinares, interunidades, que trabalham com recursos financeiros limitados, alguns contando apenas com as doações obtidas por meio do programa USP Vida.

Alguns dos trabalhos são projetos diretamente relacionados à saúde, como o sequenciamento do genoma do novo coronavírus, o isolamento e cultivo do vírus em laboratório, o teste pela saliva, a vacina por spray nasal, entre outros. Mas há também vários estudos de outras áreas para o combate da pandemia, como o desenvolvimento dos ventiladores pulmonares (já sendo utilizados em vários Estados), máscaras e protetores faciais (já em produção), almofadas anatômicas (já em produção industrial), o observatório da covid-19, equipamentos para a descontaminação de superfícies (alguns também em produção industrial), análises de big data e assim por diante.

Infelizmente, a pandemia não foi o nosso único desafio em 2020.

Após 30 anos, a autonomia financeira e administrativa, conquistada pelas universidades estaduais paulistas por meio do decreto 29.598 de 02/02/1989, sofreu um duro ataque pelo projeto de lei 529/20, que tramitou na Assembleia Legislativa no segundo semestre, num pacote de medidas visando a um ajuste fiscal. Graças à intensa movimentação de toda a comunidade, conseguimos retirar os artigos que atingiam as universidades.

De maneira similar, o projeto de lei 627/20, voltado para definir o orçamento do Estado para 2021, incluía uma cláusula que suprimia cerca de 30% do orçamento da Fapesp, a maior financiadora de pesquisas no país no momento. O projeto de lei infelizmente foi aprovado, mas a comunidade conseguiu que o governador retornasse, por decreto, os recursos à Fundação.

Para encerrar, também nos deparamos com grandes dificuldades para a gestão da USP.

A lei complementar 173/2020, que inicialmente parecia se restringir ao congelamento de salários na Universidade, o que por si só já seria um problema grave, revelou-se bem mais abrangente: impede promoções e a correção dos valores de auxílios, congela a contagem de tempo para quinquênios e sexta-parte, bem como veda a realização de concursos para cargos públicos, além de outras disposições.

São dificuldades que até tornam menor o problema financeiro com que a Universidade convive desde 2014. Mas não atenuam as grandes incertezas em relação ao futuro próximo.

Já comentei que, após quase um século de culto ao conhecimento, estamos vivendo um período marcante de negacionismo e obscurantismo no Brasil e no mundo. Os detratores da Universidade se sentem liberados e estimulados por essa onda. Portanto, é necessário estarmos sempre atentos em sua defesa.

Por tudo isso, devemos comemorar com muito orgulho mais este aniversário.

A USP enfrentou e superou todos os obstáculos e digo, sem receio, que somos hoje uma universidade melhor e mais inserida na sociedade.

Viva a USP, uma Universidade pública, gratuita, de qualidade e com reputação internacional.

Prof. Dr. Vahan Agopyan

Mag. Reitor da Universidade de São Paulo (USP)

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Folha de S. Paulo Diário do Grande ABC Folha.com Folha.com SBT Interior Meio Norte (Piauí) Jornal Primeira Página TV Globo Rede Globo Portal R7 Folha.com Folha de S. Paulo O Estado de S. Paulo Estadão.com Portal Exame G1 UOL BOL Yahoo! Yahoo! Diário do Grande ABC online O Estado de S. Paulo Estadão.com BOL Diário do Grande ABC online Estado de Minas online IstoÉ Dinheiro online O Povo UOL Correio Braziliense online Nexo Jornal Folha de S. Paulo Folha.com Folha.com Folha de S. Paulo Jornal de Piracicaba Folha da Região (Araçatuba, SP) Jornal Primeira Página Jornal de Jundiaí Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) online Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) Folha.com O Dia (SP) Índices Bovespa iMove Web ABC do ABC A Tribuna (ES) online Mix Vale Notícias Botucatu Portal do Governo do Estado de São Paulo Mix Vale SBQ - Sociedade Brasileira de Química Portal EconomiaBR Grupo Orzil Portal do Governo do Estado de São Paulo Jornal da Comarca online MSN Terra Head Topics (Brasil) BR18 Nas Notícias Jornal GGN Campinas Press Correio da Manhã (RJ) Jornal Opinião - Araras NMQB Wap (China) Brasilagro IDEA Revista Questão de Ciência ISN Portal Folha de Londrina online Diário de Cuiabá online DL News Meon Mix Vale Portal do Holanda Portal Canaonline Veja São Paulo online Brasil de Fato online Veja São Paulo 6 minutos A Crítica (MS) online Aqui Notícias online Barulho Curitiba CGN Correio Popular (Campinas, SP) online Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online Zero Hora online FasterNet Guarulhosweb Jornal de Itatiba online Mix Vale Dinheiro Rural online Terra Portal do Holanda Rede Massa SBT Repórter Diário O Liberal (Americana, SP) online Tribuna do Agreste Tribuna do Interior online Tribuna do Sertão Vitória News TN Online Diário Popular IPTV Brazilian Report Folha de Valinhos online Folha Vitória online HiperNotícias iMove Web Blog do Welbi Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública ExNEPe - Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia Press From Brasil (EUA) Shotoe Jornal da USP online USP São Carlos Brasil Amazônia Agora India Education Diary (Índia) Capadocianas Diário da Região (Osasco, SP) Jornal Verdade (Franca, SP) O Diário do Vale Júnior Padão Tribuna Liberal Jornal Cidade - Rio Claro Jornal O Imparcial (Araraquara, SP) O Imparcial (Presidente Prudente, SP) online Tribuna (Ribeirão Preto, SP) Tribuna Ribeirão online O Imparcial (Presidente Prudente, SP) Acesse Política O Diário de Mogi Blog Leandro Leandro Jornal da Manhã (Marília, SP) online Jornal da Manhã (Marília, SP) Guarulhos Hoje