Notícia

O Vale online

AO VIVO - Webinário discute novas tecnologias na área de astronomia

Publicado em 12 julho 2021

As inovações tecnológicas têm se tornado cada vez maiores e a proposta do novo telescópio GMT (Telescópio Gigante Magalhães) é abrir fronteiras no espaço e tempo ao conseguir visualizar o universo com os pés no chão.

Para entender qual a tecnologia do telescópio e satélite, além de como é desenvolvido o projeto do telescópio gigantesco de Magalhães, um webinário OVALE com os principais nomes do tema acontece na nesta segunda-feira, às 16h.

O encontro virtual será exibido ao vivo pelas plataformas digitais do jornal: Youtube e Facebook.

O debate contará com a participação de Irapuan Rodrigues de Oliveira Filho (Coordenador do Observatório da Univap), Josué Cardoso dos Santos (PhD Pesquisador do ITA) e Laerte Sodré Junior (PI do Projeto GMT/FAPESP - IAG/USP - Coordenador). A conversa será mediada pelo jornalista Caíque Toledo, de OVALE, e contará com perguntas de Caio Goulart e Irene Ortega, estudantes de jornalismo que integram o projeto OVALELab.com Univap. Ao longo de todo o diálogo, o público terá oportunidade de tirar dúvidas sobre o projeto.

NOMES.

Irapuan Rodrigues, coordenador do Instituto de Pesquisa de Física e Astronomia da Univap, deve contar a inovação tecnológica do telescópio para a sociedade. Já Cardoso, bolsista Jovem Talento International do programa CAPES-PRINT do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), deve abordar a inovação tecnológica dos satélites. Por sua vez, Laerte Sodré, coordenador-geral do projeto GMT, apresentará quais são os aportes hoje para a inovação tecnológica do Brasil e do mundo.

GMTFoto: GMT (Foto: Foto: GMT)