Notícia

PSDB

Anúncio foi feito na comemoração dos 50 anos da Fapesp

Publicado em 23 maio 2011


São Paulo (23) – Ao participar do início das comemorações dos 50 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), realizado nesta segunda-feira, o governador Geraldo Alckmin anunciou investimentos de R$ 182,6 milhões em duas modalidades do Programa de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa – Equipamentos Multiusuários e Museus, Centros Depositários de Informações e Documentos e de Coleções Biológicas. Outros R$ 45 milhões anuais serão destinados pela Fundação para apoio à criação de novos centros de pesquisa de classe mundial no Programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid).

“É uma alegria estar aqui iniciando as comemorações dos 50 anos da Fapesp. Em 1962, quase meio século atrás, foi criada a Fundação com autonomia administrativa e financeira, com recursos previstos no orçamento e muito importante para fomentar a pesquisa em São Paulo. Isso vai desde agricultura até saúde, desde a indústria aeronáutica até as pequenas empresas, e um grande apoio aos pesquisadores, à formação de recursos humanos – os mestrados, os doutorados, as pesquisas -, então eu diria que São Paulo tem muito a comemorar nestes 50 anos”, afirmou o governador.

No evento também foi inaugurado o auditório Governador Carlos Alberto de Carvalho Pinto, utilizado para reuniões científicas. A homenagem se deve ao papel fundamental do governador para a instituição da Fapesp. A criação da Fundação foi incluída no Plano de Ação do Governo Estadual (Page) posto em prática em 1959 e efetivada quinze anos depois da inserção do artigo 123, que previu sua existência na Constituição Paulista de 1947. O governador sancionou a lei que previa a instituição da Fapesp, em 18 de outubro de 1960, e assinou o decreto que a instituiu e aprovou seus estatutos, em 23 de maio de 1962.

Fonte: Governo de São Paulo