Notícia

O Popular (Goiânia, GO)

Anunciado fundo para apoiar pesquisa

Publicado em 11 março 2005

Goiás vai ter a sua Fundação de Apoio à Pesquisa: O anúncio foi feito ontem pela secretária estadual de Ciência e Tecnologia (Sectec), Raquel Teixeira, durante o Fórum de Ciência e Tecnologia no Cerra do, realizado pela regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC-GO), no salão nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG).
A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapego) deverá ser instalada, segundo a secretária, provável mente em agosto ou setembro. A unidade vai contemplar to dos os segmentos da área cientifica, será voltada às demandas e características da região e contará com um repasse regular de recursos em duodécimos, a partir de sua instalação.
Uma comissão será instituí da para. definir o modelo de funcionamento da entidade, com a participação de órgãos como a Sectec, as Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e de Educação.(SEE), a SBPC-GO e outros representantes do setor no Estado. O objetivo é que a Fapego funcione nos moldes da Fundação de Apomparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), onde a secretária Raquel Teixeira já esteve, em visita, por duas vezes, desde que assumiu a Sectec. Como representante da pasta, ela indicou para fazer parte da comissão o professor e pesquisador Romão da Cunha Nunes, ex-presidente da SBPC GO e um dos maiores entusiastas da criação da Fapego.