Notícia

O Nacional

Antropólogo participa de Seminário de Educação Popular

Publicado em 21 junho 2012

Após receber o Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2008, a Universidade Popular, criada pela secretaria municipal de Educação de Passo Fundo em 2005, convida a comunidade a participar da abertura do Seminário de Educação Popular, que será nesta quinta-feira, 21, a partir das 19h30, no centro Cultural e esportivo Notre Dame Menino Jesus.

O Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2008, conferido pelo Ministério da Educação, concedeu à própria universidade o valor de R$ 100 mil. Para receber o prêmio, a Prefeitura Municipal teve a contrapartida de elaborar um projeto para oferecer uma formação continuada e um seminário de educação popular ao público da UP.

A Formação Continuada teve 6 cursos destinados a todos os agentes que atuam na UP, com 40 horas cada. Entre eles estão o Seminário de Educação Popular, a criação do site da UP e um livro que será publicado no final da formação. O ingresso para o Seminário será a doação de um livro de literatura infantil ou juvenil ou histórias em quadrinhos.

Nesta quinta-feira acontece o Seminário com o mestre em antropologia, Carlos Rodrigues Brandão, com o tema: O papel da educação popular nos dias de hoje. Na sexta a programação será realizada nos três turnos, direcionada para os agentes de educação.

Brandão é licenciado em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ. É mestre em Antropologia Social e possui doutorado em Ciências Sociais, com pós-doutorado no Instituto di Etmologia e Antropologia Culturale della Universitá degli studi di Perugia, Itália, e pós-doutorado em História Contemporânea pela Faculdade de Geografia e Historia da Universidad de Santiago, em Santiago de Compostela, Espanha. É especialista em antropologia rural e antropologia da religião, culturas populares, educação rural e educação popular. Atualmente é pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Ação Comunitária da Universidade de Uberaba, Minas Gerais.

Exerce também a função de diretor do Centro de Estudos de Agricultura - Ceres, do IFCH da Unicamp, e ainda leciona no curso de doutoramento em Saúde Mental Comunitária, da Universidad Veracruzana do México. Pesquisador do CNPq e consultor, em vários projetos, da Fapesp e Anpocs, tem mais de 80 obras publicadas. Nesta quinta-feira, durante a tarde o palestrante vai visitar os espaços  e conhecer o funcionamento da Universidade Popular de Passo Fundo.