Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Antonio Aguilera fala sobre a história da alimentação e desafios da Arqueologia, em eventos no IFCH

Publicado em 09 março 2012

Da redação

A palestra "A História da alimentação sob uma perspectiva arqueológica" será proferida pelo professor Antonio Aguilera (Universidade de Barcelona), nesta segunda-feira (12), às 16 horas, na Sala da Congregação (prédio da Pós-graduação) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Na terça-feira (13), Aguilera fala sobre "Desafios de fazer Arqueologia no Mediterrâneo", às 15h30, no mesmo local. Nas duas ocasiões terá como debatedora a professora Margarida Maria de Carvalho, da Unesp de Franca. Os eventos são organizados Laboratório de Arqueologia Pública - Paulo Duarte e as inscrições podem ser feitas no local, com 30 minutos de antecedência.

Antonio Aguilera

Professor e pesquisador do CEIPAC (Centro para el Estudio de La Interdependencia Provincial en la Antigüedad Clássica), da Universidade de Barcelona, é especialista na epigrafia latina, em particular nos tituli picti (inscrições pintadas), destacando-se tanto pelo estudo da cultura material (ceramologia, anforologia), da topografia romana, assim como da História da Alimentação. Participou de escavações em muitos países, com destaque para sua atuação no Monte Testaccio, em Roma, há mais de vinte anos, possuindo também, larga experiência em laboratórios de Arqueologia. É autor de diversos livros e artigos, dentre os quais El monte Testaccio y la Llanura Subaventina. Topografia Extrs Portam Trigeminam.

Margarida Maria de Carvalho

É professora Doutora do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP - Univ. Estadual Paulista, Campus de Franca. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1995) e Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2003). Fez Pós-Doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Bolsista de Pós-doutorado Júnior CNPq de 10/2006 a 07/2007) e na Universidad de Barcelona (Bolsista FAPESP de 12/2008 a 03/2009). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga, atuando principalmente nos temas de História de Roma Antiga, Antiguidade Tardia e História Militar de Roma.