Notícia

Jornal Brasil

Anpei lança Guia de Boas Práticas para Interação ICT-Empresa

Publicado em 01 setembro 2015

A Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) lançou, em 25 de agosto, durante a sua XV Conferência, em Pernambuco, o Guia de Boas Prática para a Interação ICT-Empresa.

O livro apresenta os aspectos mais relevantes para o sucesso das parcerias entre empresas e instituições científicas e tecnológicas (ICTs) na realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. O objetivo é orientar empresas, universidades e institutos de pesquisa públicos e privados, fundações de apoio, órgãos de fomento e profissionais que buscam informações sobre como prospectar, estruturar, negociar, conduzir e manter parcerias entre ICTs e empresas no Brasil.

O material visa estimular o desenvolvimento de diversas formas de parcerias para alavancar a inovação tecnológica no país. As boas práticas propostas podem, em muitos casos, ser extrapoladas para outras formas de inovação.

O livro, segundo seus organizadores, procura atender expectativas tanto de empresas e ICTs que já praticam algum tipo de parceria, como daquelas que pretendem trilhar esse caminho. Oferece também dicas para empresas de todos os portes, bem como para ICTs em diferentes estágios de estruturação para parceria.

O Guia está organizado em cinco capítulos. O Capítulo I – Necessidade de colaboração e prospecção de parceiros – trata da estruturação da ICT e da empresa para parcerias externas. No Capítulo II – Avaliação das oportunidades de fomento – são apresentadas as principais ferramentas de apoio à inovação com indicação das suas respectivas aplicabilidades na interação ICT-Empresa. O Capítulo III – Planejamento e negociação da parceria – aborda o desenvolvimento da parceria e as bases para sua negociação. No Capítulo IV – Execução e encerramento do projeto e manutenção da parceria –, são apresentadas a perspectiva de execução do projeto e as práticas para manter parcerias institucionais bem-sucedidas e o Capítulo V– Casos de parcerias – apresenta situações reais para melhor entendimento e consolidação das práticas apresentadas.

Fonte Agência FAPESP