Notícia

Itu

Ano NWS tem primeiros eventos confirmados

Publicado em 17 janeiro 2011

A presidente do Instituto Superior de Estudos Brasileiros Nelson Werneck Sodré (ISEB-NWS), doutora Olga Regina Frugoli Sodré, anunciou no dia 13 de janeiro (quinta-feira) algumas atividades que já estão confirmadas dentro da programação do Ano Nelson Werneck Sodré, em Itu.

Entre os dias 4 de 24 de abril será organizada uma mostra temporária das obras do historiador, nas dependências do Centro de Estudos do Museu Republicano. E no dia 13 de abril, a partir das 18h30, serão realizadas duas conferências no Auditório do mesmo Centro de Estudos.

O primeiro conferencista será o professor Marcos Silva, organizador do `Dicionário Crítico Nelson Werneck Sodré`, que discorrerá sobre as obras do historiador. A segunda conferencista será a doutora Olga Regina Frugoli Sodré, que falará sobre a obra `Desenvolvimento Brasileiro e Luta Pela Cultura Nacional`. Após sua explanação, será realizado o lançamento de um livro organizado por ela, com o mesmo título de sua palestra.

De acordo com Olga Sodré, outras atividades do Ano NWS estão sendo planejadas em várias cidades brasileiras e devem ser confirmadas nas próximas semanas.

Sobre Marcos Silva

É Professor Titular em Metodologia da História, Doutor e Mestre em História Social pela FFLCH/USP, São Paulo, SP, com Pós-Doutorado na Université de Paris III. Foi Bolsista da FAPESP, do CNPq, do CNRS e da Biblioteca Nacional. Assessorou Equipes de Professores de História das Redes Estadual Paulista e Municipal Paulistana. Publicou `Prazer e poder do Amigo da Onça` (Paz e Terra, 1989), `História - O prazer em Ensino e Pesquisa` (Brasiliense, 1995; reeditado em 2003) e `Dicionário Crítico Câmara Cascudo` (Perspectiva, 2003, relançado em 2006), dentre outros livros, além de artigos. É Autor do projeto e co-Autor do texto final do `Atlas Histórico do Rio Grande do Norte` (Diário de Natal, 2006).

Dicionário Crítico Nelson Werneck Sodré

Organizado em 73 verbetes, cada um dos quais trata de uma obra específica do historiador, a obra reflete sobre a produção do historiador, realizando o balanço de sua contribuição e indicando novos caminhos para a discussão atual acerca dos campos teóricos e temáticos explorados por Werneck Sodré. As diferentes formações e práticas teóricas e políticas, dos cerca de 80 Doutores e Mestres colaboradores desta obra organizada por Marcos Silva, se revelam na abordagem múltipla que fazem da produção do historiador.

Sobre Olga Sodré

É filha da ituana Yolanda Frugoli Sodré e do militar, historiador e escritor Nelson Werneck Sodré. É doutora em Filosofia pela Universidade de Sorbonne (Paris, França) e Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem pós-doutorado em Filosofia pelo Instituto Católico de Paris e outro pós-doutorado no Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Integra ainda o Grupo de Trabalho, Psicologia e Religião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

Sobre o Centro de Estudos

O Centro de Estudos do Museu Republicano `Convenção de Itu`, vinculado ao Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP), está localizado em um imóvel conhecido entre os ituanos como a `Casa do Barão`, por ter sido a residência da família de Bento Dias Almeida Prado, o Barão de Itaim. Figura de destaque na economia e na política ituanas do tempo do Império, ele residiu ali com sua esposa, a baronesa Ana Eufrozina.

O Centro de Estudos está localizado na mesma rua do Museu Republicano e abriga, além da Biblioteca, as áreas administrativa, científica e a curadoria da instituição. Fica situado à Rua Barão do Itaim, número 140, na região central da cidade de Itu.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4023-0240 ou (11) 4023-6533.