Notícia

Aduaneiras

Ano da Alemanha no Brasil tem Programação no Rio e em SP

Publicado em 09 novembro 2010

A programação científica do Ano da Alemanha no Brasil, organizada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) em parceria com a Leopoldina - Academia Nacional de Ciências Alemã, sob a coordenação dos professores Luiz Bevilacqua e Detlev Ganten, com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Instituto do Coração (InCor), tem quatro temas centrais.

As atividades das áreas de modelagem matemática e computacional e de materiais avançados serão realizadas na sede da ABC, no Rio de Janeiro. Em São Paulo ocorrem as palestras sobre Física da Biosfera, na sede da Fapesp, e sobre Gerontologia e Doenças Cronodegenerativas, no InCor.

Além dessas sessões, o evento inclui um encontro de estudantes brasileiros que participam de intercâmbio com a Alemanha e jovens alemães que estudam no Brasil.

No próximo dia 19 será feita uma apresentação dos pontos mais relevantes dos sistemas de educação superior na Alemanha e no Brasil, no auditório da ABC.

O encontro visa fomentar iniciativas de colaboração entre os dois países, tanto no nível institucional, como entre pesquisadores individuais, além de auxiliar a identificação de novos modelos e tópicos de cooperação.

A inscrição deve ser feita pelo e-mail alemanha@abc.org.br com nome, instituição e evento em que quer se inscrever. No assunto deve constar Inscrição Alemanha-Brasil.

A ABC fornecerá aos estudantes que necessitarem o certificado de participação..

Locais:

FAPESP: R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - São Paulo (SP)

InCor: Av. Dr. Eneas Carvalho de Aguiar, 44 - Jardim Paulista - São Paulo (SP)

ABC: Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3º andar - Centro - Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia