Notícia

Mercado Ético

Anfíbios da Mata Atlântica estão ameaçados por mudanças climáticas

Publicado em 17 fevereiro 2014

Um estudo realizado por pesquisadores do Laboratório de Biogeografia da Conservação da Universidade Federal de Goiás (UFG) revela que as mudanças climáticas que afetarão a Mata Atlântica nas próximas décadas terão graves consequências para as populações de anfíbios da floresta.

Segundo o trabalho, publicado na edição de fevereiro da revista Biodiversity and Conservation, o número de espécies e a quantidade de anfíbios devem diminuir sensivelmente em razão das alterações no clima.

Autores do estudo afirmam ainda que é provável que o padrão possa se repetir também com outros organismos, como mamíferos, aves, mariposas e plantas.

O estudo pode ser lido na Biodiversity and Conservation. Detalhes também estão disponíveis na reportagem publicada pela Agência Fapesp.

Estudos como este evidenciam a necessidade de fortalecer ainda mais a proteção das áreas de remanescentes de Mata Atlântica, que sofrem diversas outras pressões e ameaças, além das mudanças climáticas, como o desmatamento, a caça ilegal e o tráfico de animais.

(SOS Mata Atlântica)