Notícia

ANCP - Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores

ANCP lamenta o falecimento do Prof. Dr. Warwick Kerr

Publicado em 16 setembro 2018

A ANCP lamenta, com profundo pesar, o falecimento de Warwick Estevam Kerr, professor aposentado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP), ocorrido no dia 15 de setembro, em Ribeirão Preto (SP).

Entomologista, agrônomo e geneticista de renome internacional, Dr. Kerr foi responsável pela descoberta da abelha "africanizada", além de ser o primeiro brasileiro a fazer parte da Academia de Ciências nos EUA.

Além disso, atuou em diversas instituições de ensino e pesquisa, como a Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPESP) onde foi o primeiro diretor científico da entidade, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Além de toda a contribuição para a ciência brasileira, Dr. Kerr fez parte da própria história da ANCP, tendo iniciado os trabalhos de melhoramento genético da raça Nelore ao lado de Arnaldo Zancaner, no departamento de genética da USP de Ribeirão Preto-SP.

Dr. Kerr também foi orientador do Prof. Raysildo Lôbo, presidente da Entidade, que chegou no departamento de genética da FMRP-USP em 1971.

A ANCP se solidariza com a família neste momento difícil e deixa suas condolências registradas.