Com crescimento na visitação e no número de novos expositores, evento continua sendo referência no segmento químico
O evento de 14.000m² foi 16% maior do que o ano anterior
A 15ª edição da Analitica Latin America, que aconteceu de 24 a 26 de setembro, na capital paulista, surpreendeu seus visitantes e expositores e reforçou sua posição como principal evento de química analítica da América Latina. Nos três dias de realização foram 7.592 visitantes, com um aumento qualitativo em relação à última edição, que conheceram as principais inovações do setor pelas mais de 400 marcas expositoras, sendo 52 novos. O evento de 14.000m² foi 16% maior do que o ano anterior.
Além das novidades na área de exposição, foram mais de 35 horas de conhecimento com palestras e debates que ocorreram no 6º Congresso Analitica, que recebeu 200 congressistas, e no Talk Science, que mesclou os principais temas do universo de Life&Science. Destaque para os debates sobre os avanços da Cannabis Medicinal, Ciência Forense, Dopping no Esporte, Inovações acadêmicas na Fapesp, Gestão de Segurança em Alimentos, entre outros.
No primeiro dia de evento, a Analitica recebeu o lançamento de uma importante entidade que é parceira estratégica do setor analítico, a Associação Brasileira de Nanotecnologia (ABN), que chega para contribuir ainda mais para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no país. “É uma honra estar aqui sendo prestigiado com o apoio da NürnbergMesse Brasil. Vamos continuar firmando parcerias, trabalhando juntos para avançar esse segmento no Brasil”, disse Leandro Berti, Presidente Executivo da associação.
Também inédita nessa edição foi a Rodada de Negócios, que estreou com sucesso entre os participantes. Em duas horas de rodada foram 190 reuniões, 65 compradores, 18 expositores e R$ 11.500 milhões movimentados. “Achamos o modelo bem interessante, diria até de vanguarda em comparação com outros eventos que participamos”, comentou Alexandre Cunha, supervisor de vendas da Veolia.
Como evento paralelo, a Nano Trade Show ocupou um espaço de destaque no pavilhão. A Embrapa, uma das principais empresas públicas de pesquisa em agropecuária do País, esteve presente no evento mostrando inovações, desde nanopigmentos até soluções para alimentos. Também presente estava o Doutor Nano, empresa do pesquisador Eduardo Caritá, que trouxe produtos com nanotecnologia aplicada, transmitindo como essa tecnologia pode estar cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros.
Os expositores, mais uma vez, aproveitaram o espaço da Analitica para lançar soluções, encontrar novos clientes e fortalecer o relacionamento com outros. “Fabricamos laboratórios para todos os segmentos, como o farmacêutico, o petroquímico, o químico, alimentício, biotecnologia e agora nanotecnologia, a feira é interessante pois ela contempla todos esses setores e isso é muito importante”, comentou Sergio Henri Stauffenegger, responsável pela área técnica e comercial da Vidy.
O que mais impressionou não foi o aumento no número de visitantes, e sim a qualidade deles. “A Merck já participa da feira Analitica há mais de dez anos e esse ano está sendo muito diferente, porque tem muito mais clientes de diversos segmentos, como universidades, farmacêuticos, laboratórios de análises e temos uma grande expectativa para essa edição. Para nós é muito importante esse contato, porque nos dá oportunidade de conversar sobre as novidades, problemas, estudar algumas parcerias e até detectar algumas oportunidades”, disse Fabio Demétrio, head de Life e Science da América e Brasil, da Merck.
A opinião foi unânime na qualidade da visitação e melhorias do evento. “Participamos da Analitica há cerca de 20 anos e esse ano está surpreendendo. Nós encontramos aqui um público muito diversificado e qualificado e nosso principal objetivo é estar em contato com o cliente e trazer as principais novidades e tecnologias, assim como discutir as dúvidas e fortalecer o relacionamento com possíveis negócios pós-feira”, celebrou Luiz Bravo, diretor da Nova Analitica.
“O evento está trazendo um público mais qualificado. Essa edição está nos surpreendendo. Recebemos muitas pessoas e a maioria já vem bem focada no que quer encontrar e a gente tenta abordar tanto o relacionamento, quanto os negócios. Eu acredito que a Analitica é uma plataforma que reúne pessoas do meio, clientes em potencial e pessoas com interesse que podem vir a ser clientes no futuro, enfim, uma plataforma para que possamos nos conectar e melhorar nosso networking”, declarou André Freitas, responsável pelo marketing e eventos da Thermo Fischer Scientific.
Para a próxima edição, o público já pode esperar novidades. Em 2021, o evento acontece em paralelo com a Abrafati, principal plataforma do mercado de tintas. A sinergia dos dois eventos fez com que a parceria fosse iminente, contribuindo ainda mais para o fortalecimento de ambos os setores. A data já está marcada, será de 28 a 30 de setembro, no São Paulo Expo.
“A cada edição da Analitica nós buscamos trazer um evento completo, dinâmico e que agregue ainda mais o mercado de química analítica em nosso país. Sabemos a importância e a complexidade desse evento e desse segmento para o desenvolvimento nacional. Por isso, não medimos esforços para entregar mais uma vez uma feira à altura de nossos visitantes e expositores, e a ideia é crescer cada vez mais”, concluiu Diego de Carvalho, diretor de portfólio da NürnbergMesse Brasil.