Notícia

Vitruvius

Ana Lanna, Maria Cristina Oliveira Bruno e Julio Abe em mesa-redonda no Museu da Casa Brasileira

Publicado em 03 março 2008

São Paulo, acontece 11 de março de 2008   

No âmbito da exposição "A casa brasileira do MCB" será realizada no dia 11 de março uma mesa-redonda com a participação de Ana Lanna, diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), de Maria Cristina Oliveira Bruno, vice-diretora do MAE-USP, e de Julio Abe, arquiteto e museólogo. A mesa-redonda revela-se uma oportunidade para refletir sobre a formação de acervos públicos, definição de critérios de continuidade e novas formas de expandir conteúdo informativo sem ampliação de reserva técnica. Também serão discutidas políticas de aquisição e a representatividade da coleção do MCB, museu que se propõe tratar, através de sua memória, da moradia brasileira para além do mobiliário, tendo em vista o equipamento que participa da construção do cotidiano, nossos artefatos.

A mostra, com 250 peças e que fica em cartaz até 30 de março, é uma compilação do que foi reunido ao longo da existência do museu, fundado em 1970, com certo distanciamento ou sem compromisso de retrospectiva, respeitando o patrimônio constituído que passou ultimamente por restauro e novas aquisições.

Ana Lanna é historiadora, professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Atualmente é diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP. Coordena o Projeto Temático FAPESP São Paulo: os estrangeiros e a construção da cidade. Publicou como autora e/ou organizadora, dentre outros livros Santos, uma cidade na transição e Cidades Universitárias: Patrimônio Urbanístico e Arquitetônico da USP.

Maria Cristina Oliveira Bruno, historiadora e museóloga, vice-diretora e professora do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo - MAE/USP. Desde 1999 é professora do curso de Mestrado em museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, Portugal. É membro do Conselho Consultivo do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus/ICOM/Unesco (2006/2009).

Julio Abe Wakahara, arquiteto, museólogo e especialista em conservação e restauro de monumentos e sítios históricos pelo convênio FAUUSP / CONDEPHAAT / IPHAN. Foi criador do projeto museológico museu de rua, que conta a história de cidades, bairros, instituições, empresas, com a participação da comunidade local. É conselheiro do MCB desde 1998.

Data e horário

Dia 11 de março, terça-feira, às 19h30

Entrada gratuita. 230 lugares por ordem de chegada.

Local

Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano

Estacionamento: R$ 10,00

Café do Museu: aberto

Maiores informações

Tel. 11 3032-3727

Website: www.mcb.sp.gov.br