A lista de provedores a oferecer acesso gratuito à Internet amplia-se a cada dia, e atrai não só empresas brasileiras. Depois do Super11.net, com sede nos Estados Unidos, é a vez da norte-americana IFX Corporation anunciar o serviço na América Latina, incluindo o Brasil.
No País, o acesso, que será feito pela recém-criada subsidiária Tutopia.com., estará disponível para São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador a partir de março. "Mas, já estamos, aceitando pré-registros este mês", informa o diretor de marketing da IFX no Brasil, Michel Hannas.
Segundo o executivo, os primeiros cadastrados - Hannas não informa quantos - devem receber o acesso a partir de IS de fevereiro. A meta da empresa é atingir 800 mil assinantes na América Latina até o final do ano. "O Brasil deve representar cerca de 30%". Além do País, o acesso será lançado na Argentina, Colômbia, El Salvador e México.
O projeto da IFX começou a ser desenvolvido em 1999, quando foram investidos US$ 30 milhões na aquisição de provedores e conteúdo. No Brasil, a empresa comprou os provedores E-net, de Salvador e Conex, de Porto Alegre. As duas companhias devem manter suais ofertas de acesso pago. Neste ano, a IFX deve investir US$ 70 milhões em conteúdo regionalizado, montagem das operações e marketing. A primeira campanha, criada pela Newcomm Bates, entra no ar em fevereiro.
Com a chegada da Tutopia, os provedores de acesso gratuito já somam oito: BRFree, iG, Igreja Católica, Super11.net, Bradesco, Unibanco e Banco do Brasil. Mas a disputa pelos internautas não deve parar por aí. A próxima a entrar na briga deve ser a NetGratuita, que desde o último fim de semana, anuncia o serviço em vários jornais.
A empresa responsável ainda não se identificou, mas tudo aponta para o Brasil Online (BOL), do mesmo grupo do Universo Online. No registro de domínios da Fapesp, o nome "netgratuita" aparece como sendo de Victor Fernando Ribeiro, diretor do BOL. Mas ele só falará sobre o assunto amanhã.
Notícia
Gazeta Mercantil