Notícia

Tribuna da Bahia

American College of Cardiology

Publicado em 15 setembro 2009

A instalação oficial do Capítulo brasileiro do "American College of Cardiology" ocorreu durante o "64° Congresso Brasileiro de Cardiologia. Uma delegação de três cardiologistas norte-americanos, tendo à frente C. Noel Bairy Merz, da Universidade da Califórnia, veio ao Brasil para entregar a carta de aprovação do "Board International" do ACC que, ao determinar a criação do Capitulo nacional, coloca o Brasil no mesmo nível dos Estados norte-americanos, cada um dos quais tem um "Chapter" do ACC.

O Capítulo brasileiro vai funcionar na sede paulista da Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC, e foi instalado com a participação dos quase 200 cardiologistas brasileiros filiados ao ACC, entre os quais uma centena tem o título de "fellow".

Para o presidente da SBC, Antonio Carlos Palandri Chagas, a criação do Capítulo é um reconhecimento da dimensão internacional da Cardiologia brasileira e um passo importante na internacionalização da ciência, uma tendência que foi apontada como necessária durante a última reunião da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, na qual a SBC foi citada como modelo a ser seguido.

"O ACC é uma das maiores sociedades cardiológicas do mundo", explica Chagas, e a criação do Capítulo brasileiro não apenas reconhece o mérito científico da Cardiologia nacional, como coloca o Brasil na posição de participar da definição das normas e linhas de atuação da Cardiologia a serem seguidas no mundo inteiro.

Agência Fapesp