Notícia

Fasm - Faculdade Santa Marcelina

América Latina em Transição: Desafios para a Democracia

Publicado em 17 maio 2016

Durante o mês de maio o curso de Relações Internacionais da FASM promove palestras e debates sobre a América Latina. Na noite dessa quinta-feira, 05/05, Júlia Almeida, doutoranda em História Social pela USP, que pesquisa o impacto dos estudos de gênero e das medidas neoliberais na militância feminista latino-americana tratou do tema " Discussões sobre Gênero e Feminismo na América Latina".

 

No próximo dia 25/05 às 19h00 acontecerá o Simpósio América Latina, que promoverá o debate  "América Latina em Transição: Desafios para a Democracia" e contará com a presença dos pesquisadores do Programa San Tiago Dantas: Carolina Pedroso; Matheus Oliveira; Alfredo Juan Guevara Martinez. A mediação do debate ficará sob a responsabilidade da professora do curso de RI da FASM, Neusa Maria P. Bojikian. A entreda é aberta ao público e a inscrição deverá ser feita pelo email : cri.fasmper@santamarcelina.edu.br

 

 

Expositores: Carolina Pedroso; Matheus Oliveira; Alfredo Juan Guevara Martinez.

Debatedora: Prof.Neusa Maria P. Bojikian

 

Carolina Silva Pedroso

 

Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP). Bolsista FAPESP e pesquisadora-vinculada ao IEEI-UNESP (Instituto de Estudos Econômicos Internacionais) e ao INCT-INEU. Professora e Coordenadora do curso de Relações Internacionais da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC) de São Paulo. Autora do livro "Os projetos políticos de Brasil e Venezuela para a América do Sul do século XXI: a UNASUL e a ALBA em uma perspectiva comparada" e co-autora de outras obras relacionadas a relações hemisféricas, governos de esquerda na América do Sul e movimentos sociais nos Andes.

Matheus Oliveira

Mestre Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (PUC-SP, UNESP, UNICAMP), com período sanduíche junto à Universidad de Buenos Aires, na área de concentração Paz, Defesa e Segurança Internacional. É graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Sergipe(UFS). Foi bolsista de monitoria (PIBID/UFS) e de iniciação científica PIIC/COPES/UFS. É pesquisador do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES - UNESP) e do Instituto de Estudos Econômicos Internacionais (IEEI-UNESP). Tem interesse nos temas: Política Externa e Política de Defesa Argentinas, Política Externa Brasileira, Segurança Regional,Política de Defesa, Relações Argentina-Brasil.

 

Alfredo Juan Guevara Martinez

Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP). Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Estudos de Estados Unidos (INCT-INEU), do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais da UNESP (IEEI-UNESP) e bolsista da Comissão de Auxílio à Pessoal de Ensino Superior (CAPES).

 

Neusa Maria P. Bojikian

Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP). Bolsista CAPES e pesquisadora-vinculada ao IEEI-UNESP (Instituto de Estudos Econômicos Internacionais) e ao INCT-INEU. Professora do curso de Relações Internacionais da FASM. Autora de Acordos Comerciais Internacionais: O Brasil Nas Negociações do Setor de Serviços Financeiros. Co-Org. Negociações Econômicas Internacionais: Abordagens, atores e perspectivas desde o Brasil; Co-autora de Manual de Negociação e de outros trabalhos referentes a comércio internacional.

Fonte: FASM Perdizes