Notícia

ABCD Maior online

Ambiente do APL se espalha pelo Brasil

Publicado em 28 maio 2014

Por Jeferson José da Conceição

Nos dias 16 e 17 de maio, participei, juntamente com outros representantes do APL de Ferramentaria do ABCD, do 7º Encontro Nacional de Ferramentarias (Enafer), maior encontro do segmento no País. O evento aconteceu em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, região de grande concentração de ferramentarias. Da Coordenação do nosso APL estiveram: eu; Giovanni Rocco, secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC; José Roberto Nogueira da Silva (o “Bigodinho”), diretor executivo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC; Paulo Braga, da direção da Abinfer (Associação Brasileira das Indústrias de Ferramentaria) e da TFL Ferramentaria; Carlos Manoel, empresário da Tribomat Ferramentaria.

Entre os mais de 200 participantes, a maioria era constituída de empresários do segmento. Mas estiveram presentes também representantes do Governo Federal, Governo do RS, empresas de ferramentarias, sindicatos de trabalhadores e APLs. Foram debatidos temas como Inovar-Auto, financiamento, políticas de proteção às importações, inovação tecnológica, relação com as montadoras, novos mercados, qualificação profissional, parcerias nacionais e internacionais, entre outros.

Todos os membros da Coordenação do APL do ABCD fizeram palestras. Pude expor a forma de funcionamento e a evolução do APL, destacando a sua importancia como meio de construção de políticas setoriais por meio do diálogo entre Gestão Pública, Sindicatos, representações empresariais, empresas, universidades, Senai, Sebrae, instituições financeiras.

 

Enfatizei que nosso APL não se debruça apenas sobre temas regionais ou locais. Muitas vezes, as pautas envolvem decisões relativas ao governo federal ou estadual. A função do APL também é conectar o território com instituições como o MDIC, MCTI, BNDES, ABDI, CNPQ, FAPESP, entre outras.

 

Destaquei que entre os principais resultados já alcançados pelo APL estão a inclusão dos moldes e ferramentais entre os itens beneficiados pelo Inovar-Auto; o início de uma forma de relacionamento mais horizontalizado entre as montadoras e as ferramentarias; o site www.aplferramentaria.com.br; a publicação da Revista do APL de Ferramentaria do ABCD; a participação das empresas de ferramentaria no programa Focem, que deriva de parceria entre a ABDI e o Consórcio Intermunicipal, com apoio em consultoria e capacitação em gestão; a construção do projeto do Centro Avançado de Inovação em Ferramentaria do Brasil (“Birô de Engenharia”), fruto de parceria entre o APL, a Agencia de Desenvolvimento Econômico, o Instituto Mauá de Tecnologia e a UFABC; o embrião de dialogos com parceiros internacionais do Japão e da Suécia. Ainda cabe registrar os esforços do APL para o lançamento pelo BNDES do “PróFerramentaria”, linha de crédito específica para o setor; e para a inclusão de cursos e trabalhadores das empresas de ferramentaria em programas de qualificação gratuitos no âmbito do Pronatec.

Ao final, sugeri a elaboração de um Termo de Cooperação entre o ABCD e as demais regiões produtoras de moldes e ferramentais, como Caxias do Sul, Joinville e regiões de Minas Gerais. A minuta do termo de cooperação será em breve apresentada a todos os atores e instituições das regiões. A assinatura deste termo poderá ser importante instrumento de unidade entre as regiões em prol do segmento da ferramentaria no Brasil.

*Jefferson Conceição é secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo.