Notícia

Brasil Amazônia Agora

Amazônia + 10 é lançada em encontro de governadores da Amazônia Legal (19 notícias)

Publicado em 21 de março de 2022

Iniciativa, apoiada pela FAPESP, vai financiar projetos de pesquisa colaborativos sobre biodiversidade, mudanças climáticas, proteção à população e bioeconomia na região (imagem: Governo do Estado do Amazonas)

Agência FAPESP – O governador do Amazonas , Wilson Lima, lançou na quinta-feira (17/03), em Manaus , a iniciativa Amazônia +10. Na ocasião, representantes dos Estados do Amapá, Maranhão e São Paulo e dos conselhos das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) adeririam à iniciativa, que tem como objetivo desenvolver a ciência, tecnologia e inovação na Amazônia Legal e que é apoiada também pelos governos do Acre, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins.

A Amazônia +10, que já conta com R$ 100 milhões da FAPESP, apoiará projetos de pesquisa em colaboração voltados à conservação da biodiversidade e mudanças climáticas, à proteção de populações e comunidades tradicionais, aos desafios urbanos e à bioeconomia como política de desenvolvimento econômico na região. A expectativa é que os recursos para o financiamento de pesquisa atinjam a marca dos R$ 500 milhões com a adesão de governos, empresas e organizações sociais.

A iniciativa foi anunciada pelo governador de São Paulo, João Doria, e pela secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patrícia Ellen, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26), realizada em Glasgow, na Escócia, em novembro de 2021.

O lançamento da Amazônia+10 pelo governador Wilson Lima ocorreu durante a abertura da 12ª Reunião Anual da Força-Tarefa de Governadores pelo Clima e Florestas (GCF Task Force), que reúne governantes de Estados da Amazônia Legal e de 11 países.