Foi criada oficialmente na quinta-feira (7) a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap) ou Fundação Tumucumaque, vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia (Setec) do Estado.
É a 24ª fundação estadual de amparo à pesquisa (FAP) no País. Agora, só Tocantins, Rondônia e Roraima não contam com instituição desse gênero.
O governo do estado destinou um crédito inicial de R$ 300 mil à nova entidade, que começa com um quadro de 16 funcionários e tem um conselho diretor formado por pesquisadores e doutores do estado.
Tumucumaque significa "a pedra no alto da montanha" e também dá nome à região da Floresta Amazônica localizada entre o Amapá e o Pará que compõe o Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque.
O modelo nacional das FAPs foi lançado em 1960 com a criação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que começou a operar em 1962 com um orçamento referente a 0,5% da receita tributária do estado de São Paulo, garantido pela Constituição Estadual. Em 1989, esse percentual subiu para 1%.