O 21º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e o 2º Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia, realizados pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), de 22 a 25 de setembro, em Porto de Galinhas (PE), abordarão questões importantes inerentes aos idosos. A fonoaudiologia está atenta à qualidade de vida dos idosos, até porque a tendência de crescimento na população com mais de 60 anos deve triplicar nos próximos 40 anos, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas).
Entre os diversos temas dos Congressos voltados para o atendimento de idosos, destaque para questões relativas a audiologia, doença de Alzheimer, comunicação, mobilidade e até lesões cerebrais, entre outros. Para a Presidente da SBFa Irene Marchesan, a fonoaudiologia evoluiu muito nas práticas de melhoria de qualidade de vida do idoso. “A fonoaudiologia brasileira evoluiu muito nos últimos anos no aprendizado e na prática junto aos idosos, com significativos benefícios que a especialidade pode trazer aos pacientes desta faixa etária”, diz Marchesan. “Hoje, estamos atentos às terapias e tratamentos daqueles pacientes que necessitam de cuidados multidisciplinar onde a fonoaudiologia participa, assim como na prevenção, para manter idosos ativos e com boa qualidade de vida, ainda mais em uma sociedade cada vez mais interativa e comunicativa”, completa da Presidente da SBFa.
Da reabilitação auditiva aos cuidados na doença de Alzheimer, a fonoaudiologia vem galgando ganhos indiscutíveis para melhor qualidade de vida do idoso. A doença de Alzheimer (DA) é a mais comum entre os mais de 140 tipos de demência e atinge cerca de 25 milhões de pessoas no mundo. Em torno de 90% dos casos, o Alzheimer tem início após os 65 anos. Um dos maiores prejuízos é na comunicação.
Também sobre Alzheimer, a pesquisadora (e jornalista) Cinthya Leite apresentará um trabalho que traz a reflexão sobre a importância dos cuidados especiais: “Ação e intervenção do cuidador na doença de Alzheimer: uma revisão da literatura”.
Na mesa redonda que tem como tema “Avaliação e intervenção fonoaudiológica nas demências”, as fonoaudiólogas Rochele Paz Fonseca, Juliana Onofre Lira, Lenisa Brandão e Maria Isabel D’ Avila Freitas debaterão a importância da intervenção fonoaudiológica em pacientes com demência, com os objetivos de retardar os efeitos na comunicação.
Outros temas de destaque, com foco nos idosos, abordarão a “Comunicação e qualidade de vida em idosos com e sem lesão cerebral”, a “Reabilitação audiológica de idosos usuários de aparelho de amplificação sonora” e “Avanços tecnológicos na fonoterapia em todos os ciclos de vida”, com foco na tecnologia na terapia com adultos disfônicos. Ainda serão abordadas a condições do letramento dos idosos, relacionadas com as “Práticas dialógicas e intergeracionais no envelhecer” e o “Envelhecimento e o universo digital”.
Veja a Programação Científica do 21º Congresso Brasileiro e 2° Encontro Ibero-Americano de Fonoaudiologia:
http://www.sbfa.org.br/fono2013/admin/grade_ativa.php
Sobre a SBFa
Desde a década de 60 se tem conhecimento da existência de fonoaudiólogos atuando no Brasil. O reconhecimento da profissão ocorreu em 09 de dezembro de 1981.
Com o decorrer das gestões, houve ampliação da articulação com as instituições públicas, como com os Ministérios da Saúde e da Educação, com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Hoje, sob a presidência de Irene Marchesan, dá continuidade às ações de fortalecimento da SBFa desde sua criação, com ampliação dos objetivos da Sociedade no que tange a identidade e o exercício profissional, a representatividade nacional e internacional e a modernização de sua estrutura.
Além disso, a dinâmica dos trabalhos está cada vez mais descentralizada, com a ativa participação de uma diretoria expandida, que inclui 70 gestores atuando nos departamentos, comitês e comissões.
SERVIÇO:
21º Congresso Brasileiro e 2° Encontro Ibero-Americano de Fonoaudiologia
Período: 22 a 25 de setembro de 2013
Horário 22 a 24: Das 13 às 20:30 horas
Horário: 25: Das 08 às 12:30 horas
Local: Enotel Resort &Spa Porto de Galinhas - Rodovia PE-09 s/n, Porto de Galinhas – Ipojuca/PE – Brasil
Site Oficial: http://www.sbfa.org.br/fono2013/
Programação: http://www.sbfa.org.br/fono2013/admin/grade_ativa.php#