Notícia

IG

Alunos receberão subsídio para pesquisas em saneamento

Publicado em 02 março 2020

Por Redação iG

Pesquisadores de instituições públicas ou privadas de ensino de São Paulo que desejam colaborar com projetos de pesquisas para o setor de saneamento já podem se inscrever para a terceira chamada do acordo firmado entre a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) .

São doze grandes temas na área de saneamento, entre eles: tratamento, destinação e utilização de lodo nas estações de tratamento de água e esgoto, redução de perdas em sistemas de abastecimento de água, economia circular no tratamento de esgoto e eficiência energética.

As instituições de pesquisa do Estado podem ainda se associar a universidades de outros unidades da Federação ou até mesmo de outro país. O período inscrição permanecerá aberto até 8 de junho de 2020.

Para a viabilização das pesquisas, a Sabesp e a Fapesp oferecerão, cada uma, R$ 9 milhões. Após o período de inscrição, os projetos serão analisados nos seguintes quesitos: técnico, científico e relevância.

Essa é a terceira chamada do projeto; na primeira ação realizada pelo convênio, nove projetos foram concluídos, com três pedidos de patentes e um registro de software. Em relação à segunda chamada, dez projetos estão em andamento e, destes, quatro pedidos de patentes já foram registrados, além de um registro de software.

O objetivo do programa é subsidiar as pesquisas para que os resultados se revertam em melhorias nos serviços prestados para a população.