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Jornal da Manhã (Marília, SP) online

Alunos do Univem publicam trabalhos em parcerias

Publicado em 21 fevereiro 2019

O Grupo de Interação Humano-Computador do Univem (GIHC), grupo integrante do Computing and Information Systems Research Lab (Compsi), laboratório de pesquisa vinculado aos cursos de bacharelado em Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, comemora seus recentes avanços científicos com importantes publicações.

O ex-aluno do curso de Sistemas de Informação, Jordan Ferreira Saran, atual mestrando na UNESP, um dos autores do trabalho Quantify: An Information Fusion Model based on Syntactic and Semantic Analysis and Quality Assessments to Enhance Situation Awareness, e bolsista de iniciação científica pela Fapesp, explica que seu trabalho busca dar apoio a sistemas de tomada de decisão, mais especificamente a sistemas de gerenciamento de riscos envolvendo dados criminais. “O trabalho tem o objetivo de melhorar a representatividade dos milhões de dados criminais, atribuindo melhores significados aos registros criminais”, frisou o estudante.

Já os ex-alunos Valdir Junior (Ciência da Computação) e Gustavo Marttos Cáceres Pereira (Sistemas de Informação), atuais mestrandos da Unesp e bolsistas Capes, autores dos artigos sobre Processo de Análise Quantitativa de Eventos Criminais Utilizando Abordagem Semântica, explicam que em seus trabalhos “busca-se também combinar informações com base no significado de cada dado presente em relatos de vítimas a centrais de atendimento emergências”.

Segundo acrescentou o orientador dos trabalhos e coordenador do grupo, Prof. Dr. Leonardo Botega, “fornecer subsídios para uma melhor tomada de decisão pode ajudar operadores de sistemas de gerenciamento de riscos a melhor entender os eventos que ocorrem em tempo real e apoiar a alocação de recursos para um atendimento mais eficiente”. O professor também reforça que a publicação e participação de alunos em grandes eventos e revistas solidifica a competência científica da instituição e que tal atividade contribui fortemente para uma formação acadêmica mais completa dos jovens estudantes. “As parcerias são essenciais para o sucesso de trabalhos interdisciplinares, tais como com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além do fomento financeiro das agências Fapesp e Capes”, concluiu.