Notícia

Diário de Marília online

Alunos do Univem obtêm bolsas de pesquisa científica

Publicado em 19 setembro 2010

Cinco alunos do curso de Ciência da Computação, do Univem, receberam no início de agosto bolsas de estudos de instituições como FAPESP, CNPq, PIBIC e PIBIT, programas de incentivos à iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação.

"Mais do que o ganho econômico, as bolsas representam para os alunos um grande estímulo para o aprofundamento teórico sobre os temas estudados, aumentando suas chances de sucesso na vida profissional", enfatiza a professora Raquel Cristina Ferraroni Sanches, pró-reitora de graduação.

Pela Fapesp, foram contemplados os alunos Yokota Marques e Helder Jefferson Ferreira da Luz, do 3º ano de Ciência da Computação. Um dos projetos propõe a criação de um software de análise de códigos fonte de aplicações WEB em Java, com o intuito de localizar pontos vulneráveis, notificar e apresentar soluções para o desenvolvedor.

Já o estudante Cleverson Abreu Teotônio, do 2º ano de Ciência da Computação, obteve a bolsa do PIBIC. Ele desenvolve a pesquisa "Estudo de viabilidade de implementação do padrão H.264 em VHDL e FPGA".

"Devido à grande necessidade de melhorar as ferramentas de compressão, para atender a grande demanda por aparelhos multimídia, que alimentam a indústria de entretenimento mundial, o padrão H.264 vem, a cada dia, sendo mais utilizado, principalmente em projetos como da TV Digital", destaca. O Univem ingressou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIT) do CNPq com direito a duas bolsas.