“Alô Izadora, onde acontece o Caeb? Ah! Lá no Ciclo Básico 1?” Esta é uma dúvida que pode surgir quando se pretende participar de um evento. Agora agendar local, convidar os palestrantes, acomodar bem as pessoas e prever horários são apenas alguns detalhes que devem ser pensados com antecedência pela organização para que um encontro seja bem-sucedido. Justamente este detalhe foi elogiado nesta segunda-feira (27) pelas autoridades que compuseram a mesa de abertura do IX Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia (Caeb), na sala 1 do Ciclo Básico 1 da Unicamp. O evento contou com o apoio da Fapesp.
Outra palavra de estímulo dirigida aos alunos do Instituto de Biologia (IB) partiu do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade, Mohamed Habib. Ele entende que este congresso, tal o seu alcance, pode se tornar, em breve, um Fórum Nacional de Biologia. “Afinal, temos 16 ou 17% do biota global e um interesse em saber o que estamos fazendo diante desta responsabilidade”, interrogou Mohamed, que também é biólogo.
A solenidade do IX Caeb contou ainda com as presenças do pró-reitor de Graduação da Universidade, Marcelo Knobel; do diretor do IB, Paulo Mazzafera, e da coordenadora da graduação do IB, professora Valéria Alves. Repleta a sala 1, com 1.100 estudantes de Biologia inscritos de todo Brasil, o encontro promete envolver seus participantes até sexta-feira em atividades científicas e culturais. “Ao todo, foram enviados 200 trabalhos. Serão 62 palestras, mesas-redondas, painéis no Ginásio da Faculdade de Educação Física (FEF) sobre questões ambientais, de educação, molecular e extensão”, contou Sérgio Ricardo Elias, coordenador do Caeb. A primeira palestra teve como convidado o ecólogo Todd Dawson, da Universidade da Califórnia, EUA.
Marcelo Knobel desafiou os alunos a conhecerem a Universidade e vislumbrar algumas áreas de seu interesse para realizar uma futura pós-graduação. “Conheçam nossas facilidades e instalações. Está em nosso plano atrair bons alunos para a instituição e bons colaboradores”, disse. Paulo Mazzafera mencionou as dificuldades para organizar um grande evento e salientou a magnitude do Caeb. “Depois disso, vocês estarão aptos a enfrentar o mercado de trabalho e se consagrarem como biólogos”, afirmou. “Não se trata de um encontro temático. Este congresso tem o mérito de abordar tudo, revestindo-se de importância científica e denotando a seriedade dos alunos. Esta atividade sempre terá o nosso apoio”, garantiu.
Organizado pelos estudantes do IB, o Caeb tem por finalidade reunir os universitários de todo país e acontece a cada dois anos. Segundo Estela Araújo, quartanista do IB, o intuito também é mostrar as divulgações científicas. O Caeb nasceu em 1996, para ampliar a Semana de Estudos de Biologia, surgida em 1993. O evento busca incentivar e organizar o debate sobre questões das ciências biológicas e contribuir para a formação dos estudantes, criando oportunidades para direcionamento profissional. Mais sobre a programação do Caeb
Este ano, além da parte científica, também será realizada a II Exposição Nacional de Ilustração Científica (Exponic), das 9 às 21 horas, na Casa do Lago da Unicamp, uma mostra itinerante que percorre diversas cidades até 2010. Tendo passado por Curitiba, Londrina e Brasília, foi vista por mais de cinco mil pessoas até o início de 2009. Também ocorre a premiação do concurso de fotografias, cujo tema foi "Evolução", em comemoração aos 200 anos de Charles Darwin.
Em tempo, Izadora faz parte da comissão organizadora do IX Caeb.