Notícia

Pfarma

Alunos do ensino médio podem se inscrever até domingo em programa para jovens cientistas

Publicado em 21 outubro 2021

Alunos do ensino médio podem se inscrever até domingo em programa para jovens cientistas Participantes vão trabalhar em projetos de física sob a orientação de um doutorando ao longo de um ou dois semestres. Iniciativa é promovida pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental

Terá início em novembro o novo Programa ICTP-SAIFR para Jovens Cientistas. A iniciativa do Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) é direcionada a estudantes do ensino médio que se interessam por ciência e desejam trabalhar em um projeto sob a orientação de um estudante de doutorado ao longo de um ou dois semestres.

Os projetos propostos para a primeira chamada do programa serão “Análise de processos eletrofracos em física de partículas” e “Física computacional em dinâmica de populações”, que terão a orientação de Isabela Maietto, da Universidade de Ruhr (Alemanha), e Vitor Sudbrack, na Universidade de Lausanne (Suíça), respectivamente.

O primeiro projeto realiza uma investigação sobre a teoria que descreve a junção de duas das forças fundamentais: a teoria eletrofraca. Para isso, será realizado um estudo teórico introdutório em física de partículas em conjunto com demonstrações de análise computacional dos processos decorrentes do decaimento das partículas associadas a essa descrição, por exemplo, os Bósons W, Z e o Bóson de Higgs.

No projeto “Física computacional em dinâmica de populações”, os estudantes são encorajados a formular e responder suas próprias perguntas, com especial atenção à ação humana sobre florestas e outros biomas que resulta na sua degradação e substituição por outros ambientes, como pastos, terras agrícolas ou estradas.

Inicialmente, o programa acontecerá de forma on-line e os participantes deverão ter disponibilidade para encontros semanais ou quinzenais com seus orientadores. As inscrições podem ser feitas até domingo (24/10), por formulário eletrônico.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas com apoio da FAPESP e sede no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Mais informações: http://outreach.ictp-saifr.org/programajc/ ou pelo e-mail lucas.david@ictp-saifr.org.

Fonte: Agência FAPESP

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Quimiweb Jornal da Ciência online