Notícia

Meon

Alunos de São José falam com astronauta da Estação Espacial Internacional nesta terça (1) (47 notícias)

Publicado em 02 de agosto de 2023

Evento foi realizado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Estudantes da Escola Municipal Suely Antunes de Mello, da região central de São José dos Campos, participaram nesta terça-feira (1) de várias atividades com tripulantes da Estação Espacial Internacional, dentro da programação do SSP23 (Space Studies Program).

O evento foi realizado no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), onde os participantes do SSP estão realizando as atividades acadêmicas.

Os alunos da rede municipal tiveram a oportunidade de conversar ao vivo com o astronauta Sultan Alneyadi, engenheiro de voo dos Emirados Árabes Unidos.

A estação internacional é considerada um laboratório espacial completamente concluído, cuja montagem em órbita começou em 1998 e terminou oficialmente em 8 de julho de 2011 na missão STS-135, com o ônibus espacial Atlantis.

“Gostei de tudo e achei uma experiência incrível em poder fazer perguntas ao astronauta, fiquei um pouco nervosa, mas eu consegui”, disse a aluna Rafaele Ferreira Lima.

O professor Milton Vinícius Diogo de Sousa, que coordenou as atividades com os alunos, destacou a oportunidade que os jovens tiveram. “Ver eles interagindo com o astronauta direto da Estação Espacial Internacional, fazendo perguntas, foi uma experiência incrível. E ver o astronauta dando cambalhotas e brincando com água em microgravidade foi como uma aula experimental de ciências ao vivo.”

SSP23

Organizado pela International Space University, o SSP é considerado o maior evento de estudos espaciais do mundo, oferecendo o mais importante e completo programa de treinamento do setor.

Realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo, o SSP está na 35ª edição e ocorre pela primeira vez no Brasil.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o ITA submeteram, em conjunto com a Prefeitura, a proposta para sediar o SSP 2023.

O programa tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Agência Espacial Brasileira, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial e Força Aérea Brasileira.

Patrocinam o SSP23 a Embraer, Visiona e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.