Notícia

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Alunos de desenho industrial da Unesp se destacam em concursos (1 notícias)

Publicado em 10 de dezembro de 2007

Alunos do curso de desenho industrial, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Unesp, câmpus de Bauru, participaram, em novembro, de quatro concursos na área de Design, nos quais obtiveram êxito. O docente Luis Carlos Paschoarelli, do Departamento de Desenho Industrial, que acompanhou os estudantes, acredita que os resultados comprovam a qualidade do curso oferecido pela Instituição. "Tão importante como os prêmios é o reconhecimento externo", declarou.


Desenho automobilístico

Vencedor do IV Prêmio Quatro Rodas Design, na categoria Estudante, promovido pela Editora Abril, o estudante Carlos Alberto de Araújo Cananéa, segundanista do curso, projetou um sedã de luxo chamado Neha. "As linhas do desenho ficaram elegantemente agressivas, os volumes estão bem dispostos e a execução ficou satisfatória", disse. A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu no dia 5 de dezembro, na sede da empresa promotora, em São Paulo (SP). Cerca de 370 estudantes e profissionais que atuam no design automobilístico participaram do concurso.

Também aluno do segundo ano, Diogo Rodrigues Uzêda, recebeu, no dia 28 de novembro, a premiação pelo primeiro lugar no I Desafio Plascar de Design Automotivo. Os cerca de 1300 inscritos trabalharam o  tema "O futuro do automóvel em suas mão". "O A-Trail (derivado de Ant Trail) por ser conceitual, não é passível de produção, porém desperta idéias e conceitos", afirmou Uzêda.

Andador para idoso

Os alunos do 4º ano Kauré Ferreira Martins e Eduardo de Mattos Egydio, venceram, no dia 28 de novembro, o III Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio, categoria Projeto Estudante. Orientados por Luis Carlos Paschoarelli, eles apresentaram o trabalho Design e Inclusão: Projeto Andador Dobrável, destinado ao uso de idoso. "Fizemos um projeto inovador, com características diferenciadas que o destacam dentre os demais andadores do mercado", disse Egydio.

Segundo o estudante, houve uma preocupação com a segurança, eficiência, e conforto, visando contribuir para a qualidade de vida do usuário. Dos 1347 trabalhos inscritos no concurso, 11 foram selecionadas para disputar a grande final. "O apoio da Fapesp, do FINEP e do CNPq, na forma de bolsas e aquisição de equipamentos, foi decisivo para o desenvolvimento do produto", disse o docente. A premiação ocorreu na Estação São Paulo, no bairro de Pinheiros, capital paulista.


Desenho de móveis

O 2º Prêmio Tok&Stok de Design Universitário, com o tema Sentar, teve como objetivo favorecer o desenvolvimento de produtos moveleiros adequados à realidade social, cultural e tecnológica. Os trabalhos dos finalistas Lucas Carareto Macieirinha, Miriam Midori Haga e Carolina Vaitiekunas Pizzaro concorreram com outros 47 projetos.

A estudante Carolina apresentou o projeto Pufe Pooll, no qual privilegiou a versalitidade. "Projetei um mobiliário esteticamente diferente e facilmente adaptável a diferentes ambientes", disse. A também finalista, Miriam Midori Haga, trabalhou no projeto Malabares, propondo um banquinho voltado ao público infantil. "Ele é fácil de transportar e o seu formato favorece o empilhamento, que é similar ao encaixe de peças de um quebra-cabeça", destacou.

De acordo com Miriam, o móvel também é adequado para o desenvolvimento de atividades lúdicas. "Meu trabalho tem como ponto forte o questionamento sobre a forma de utilização das banquetas, e propõe uma nova configuração de uso e composição espacial", explicou Macieirinha.