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Diário do Rio Claro online

Alunos de 6ª série aprendem novos conceitos em meio à natureza

Publicado em 03 dezembro 2009

Nessa quinta-feira (03), cerca de 30 alunos da Escola Estadual João Baptista Negrão Filho, 6ª série I, visitaram propriedades rurais para realização de trabalho pedagógico e tiveram a oportunidade de identificar e analisar a fauna, a flora e a água presentes nessas áreas - recursos ameaçados pela ação humana.

A iniciativa faz parte projeto de pesquisa Educomunicação Socioambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí, vinculado à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e ao Centro de Energia Nuclear e Agricultura (Cena/USP), com apoio do DIÁRIO do Rio Claro e Rápido São Paulo. As atividades propostas envolvem o projeto citado apoiado pelo Programa Biota da Fapesp, ligado ao projeto temático Mudanças Socioambientais no Estado de São Paulo e Perspectivas para a Conservação.

Uma das propriedades visitadas pertence ao Grupo Zanello, localizada no Jardim das Flores. A área periurbana engloba 19,8 hectares, sendo cortada pelo Córrego Olinda - este recebe efluente tratado pela Estação de tratamento de Esgoto (ETE) Flores, cuja eficiência do serviço chega a 98%. A propriedade, em questão, está em processo de recuperação ambiental, sendo realizado recente plantio de mudas nativas e frutíferas no local. Além disso, o objetivo é lotear a gleba e oferecer infraestrutura completa àquela região.

Na oportunidade, os alunos foram divididos em quatro grupos - fauna, flora, água e percepção ambiental. Cada qual ficou responsável para responder questionário correspondente a cada tema, bem como entrevistar a comunidade local acerca das transformações ambientais observadas localmente. Em campo, puderam analisar o que foi estudado em sala e visualizar melhor as questões envolvendo a natureza e os efeitos causados pelo homem. Por fim, a turma conheceu uma represa de nascente de mina com saída para o Corumbataí, próxima ao Bonsucesso.

Para o aluno André Luiz Franco Barbosa, a atividade foi interessante e construtiva. O que aprendi em sala, reforcei na prática. É bom ter esse contato direto com a natureza e participar do que acontece em nosso meio, explica.

Como parte integrante desses projetos é desenvolvida duas pesquisas em nível de mestrado que trabalham a educação e a comunicação ambiental no contexto escolar e um projeto apoiado pelo Programa Aprender com Extensão da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com Vivian Battaini, pesquisadora da Esalq, o objetivo é trabalhar a educação e a comunicação ambiental de modo integrado ao desenvolvimento de temas transversais. Isto é possível por meio de proposta pedagógica interdisciplinar com vistas à democratização e à acessibilidade à informação socioambiental e enraizamento da educação ambiental em nossa sociedade, argumenta.

Os projetos propõem a realização de uma oficina em cada uma das cidades por onde passa o Corumbataí - Analândia, Corumbataí, Rio Claro e Piracicaba que irão trabalhar dinâmicas, temas e objetivos da educação ambiental, com ênfase na temática da água com uso de metodologias de educomunicação, voltadas à iniciação da prática jornalística, propondo-se a realização de entrevistas e reportagens envolvendo a comunidade local.

Atividades essas que se organizam num blog (http://educorumbatai.blogspot.com) com a participação da comunidade universitária e, agora, com o incremento da comunidade escolar do ensino fundamental II.