Notícia

Diário de Santa Bárbara d'Oeste online

Alunos da Univesp desenvolvem pesquisa em escola barbarense

Publicado em 09 dezembro 2011

Um grupo de alunos do curso de pós-graduação da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) desenvolveu um projeto educacional sobre a Escola Estadual José Domingues Rodrigues, de Santa Bárbara d"Oeste. O trabalho será apresentado no dia 10 de dezembro, às 8h e traz como tema "O Fórum Escolar como estratégia de aproximação entre as famílias dos alunos e a escola".

De acordo com José Carlos Fassina, para o desenvolvimento do projeto foi realizado um diagnóstico sobre as famílias dos alunos da escola do Jardim Esmeralda e apresentado o resultado para os próprios pais, alunos, professores e funcionários da escola. "Nesta pesquisa, identificamos vários temas que estão influenciando a comunidade da Escola Estadual José Domingues Rodrigues como: segurança, saúde, lazer e meio ambiente", explica.

Os projetos escolares foram propostos pelo curso de "Especialização em Ética, Valores e Saúde na Escola" de pós-graduação da Univesp e foram divididas em oito equipes que escolheram escolas da região para aplicar a pesquisa.

Segundo o docente, a escolha da escola barbarense deve-se ao fato de um dos integrantes do grupo morar aqui. "Nossa equipe é composta por seis professores que abrange a região (Americana, Piracicaba, Limeira e Itapetininga), sendo um deles de Santa Bárbara d"Oeste e em comum acordo propusemos desenvolver a pesquisa na cidade com objetivo de auxiliar a comunidade escolar na implantação do próximo ano do Fórum Escolar na escola", explica.

No projeto, os professores defendem a importância de fóruns e projetos interdisciplinares nas escolas. "Sugerimos à comunidade escolar (direção, professores, alunos, pais de alunos e funcionários) que a escola realize periodicamente o Fórum Escolar e que realize também projetos interdisciplinares com a inclusão destas temáticas (segurança, saúde, lazer e meio ambiente) no currículo escolar", afirma.

O curso está sendo realizado na ESALQ em Piracicaba e a apresentação acontece na Escola José Domingues Rodrigues, localizada na Rua Rayon, 451, no Jardim Esmeralda em Santa Bárbara d"Oeste. "Além da apresentação do trabalho, nossa proposta é que esse projeto seja realmente aplicado nas escolas e acredito que com o apoio dos órgãos públicos, a Delegacia de Ensino e outros diretores de escolas públicas, se sintam interessados na implantação desta pesquisa em suas escolas e assim o projeto poderá gerar resultados positivos", finaliza Fassina.

A Univesp é um programa do Governo do Estado de São Paulo criado em 2008 para expandir o ensino superior público. Trata-se de uma ação cooperativa, articulada pela Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo com as universidades estaduais paulistas - USP, Unesp e Unicamp- e com o Centro Paula Souza, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP), da Fundação do Desenvolvimento Administrativo Paulista (FUNDAP) e da Fundação Padre Anchieta (FPA).