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Social Bauru

Alunos da Unesp participam de concurso e trabalham em conjunto com o exército brasileiro

Publicado em 31 agosto 2015

Por Amanda Araújo

Cinco alunos da Unesp de Bauru estão participando da segunda edição do “Da classe ao mercado”, concurso que tem parceria com a Espanha e que possibilita a chance de estudantes trabalharem em conjunto com grandes instituições. Dessa vez, os participantes terão que promover toda a comunicação do exército brasileiro e produzirão peças que poderão ser utilizadas em todo o país.

Para saber mais detalhes sobre esse projeto, o Social Bauru conversou com a equipe Zeppelin – agência responsável por colocar o plano em prática! Confira:

Como surgiu a oportunidade de participar deste concurso?
Equipe Zeppelin: O Programa “Da classe ao mercado” teve sua primeira edição no Brasil no ano de 2014 a partir de uma parceria entre o Departamento de Comunicação Social da UNESP Bauru, representado pela Prof. Dra. Raquel Cabral, e a Universidade de Sevilha na Espanha, que conta com mais de 20 edições do Programa “De la clase ao mercado”. Nesse ano de 2015 houve o interesse da UNESP em manter o Programa já que sua primeira edição foi um sucesso, que teve a Raízen como cliente. Assim, quando abriram as inscrições para a participação do “Da classe ao mercado”, após a divulgação em salas e pelos meios de comunicação da Universidade, os integrantes da Zeppelin Criações se inscreveram e formaram a agência no primeiro módulo do Programa. Os integrantes Ana Laura, Alana e Vitor já se conheciam entre si e os integrantes João Vitor e Fernanda também, porém a formação atual da agência se deu em um primeiro encontro mediado pela Prof. Dra. Raquel.

Quem poderia participar?
Equipe Zeppelin: Todos os alunos que estão devidamente matriculados na FAAC/UNESP poderiam se inscrever no programa. Atualmente são 8 agências interdisciplinares compostas por uma média de 5 alunos. Na Zeppelin contamos com 3 alunos de Relações Públicas, Ana Laura, Alana e Vitor, e 2 de Design Gráfico, João Vitor e Fernanda.

Como funciona este concurso?
Equipe Zeppelin: O Programa funciona dividido em quarto módulos: a criação das agências; o briefing e contrabriefing do cliente e estratégia; criação e produção campanha e por último a apresentação. Tudo tem a coordenação da Prof. Dra. Raquel Cabral e a colaboração de mais de 20 professores da UNESP para aplicação dos módulos e tutorias. Dessa forma, os alunos se inscreveram separadamente, em sua maioria, ou com grupos já formados e passaram pelo primeiro módulo fundado em teorias e tutorias para a criação das agências. Desde reunião em grupos até criação de uma identidade visual, texto corporativo, divisão de funções e mídias. Apenas no segundo módulo é que as agências souberam qual seria o cliente com que trabalhariam. Tiveram acesso ao briefing e trabalharam em estratégias para atingir o objetivo proposto. O terceiro módulo é dedicado à criação e produção das estratégias propostas para posterior apresentação ao cliente. O quarto e último módulo consiste na preparação das agências apara apresentarem suas estratégias e produções para o cliente real e uma banca de jurados em um evento final, no dia 28 de janeiro de 2016. As agências, por terem a missão de produzirem as estratégias além de traçá-las, também devem, preferencialmente, organizar-se para a arrecadação de fundos, através de patrocínios, investidores, ajudas de custo, ou até mesmo, realizando pequenos trabalhos à externos.

Como surgiu a parceria com o Exército?
Equipe Zeppelin: A ideia de fazer parceria com exército surgiu quando os alunos da FAAC, juntamente com a Prof. Dra. Raquel Cabral foram para Brasília e ficaram hospedados no Batalhão da Guarda Presidencial. Os alunos visitaram as instalações do exército e conheceram os mais diversos departamentos e áreas de atuação da instituição. Com essa visita, surgiu nos professores da FAAC, que estão organizando o programa “Da classe ao mercado”, a ideia de firmar a parceria com o exército, por esta ser uma instituição de grande renome, abrangência e que presta serviços tão importantes à sociedade.

Qual o trabalho que vocês estão fazendo em conjunto?
Equipe Zeppelin: Atualmente, o programa se encontra em seu segundo módulo, ou seja, o módulo da estratégia. Por isso, nesse momento a Zeppelin está estudando o cliente, Exército Brasileiro, e os públicos que pretendem atingir com as ações para iniciar o projeto estratégico de proposta de resolução do briefing.

Independente se vencerem o concurso, o exército irá usar o material de vocês? Em todo o país?
Equipe Zeppelin: O exército utilizará as estratégias da agência vencedora do programa em todo o país. Por isso é para todos nós um desafio e uma oportunidade muito grandes.

E está acontecendo uma ligação dos alunos daqui com os da Espanha, certo? Como está sendo isso?
Equipe Zeppelin: O programa “Da classe ao mercado” teve início na Espanha e consta com um histórico de 20 edições. Em 2014 o programa veio para o Brasil. Essa parceria intercultural entre Brasil e Espanha quer aproximar ainda mais duas culturas através de um concurso no qual as equipes brasileiras e espanholas podem conversar entre si e s e tornarem ‘parceiras’ para que uma possa ajudar a outra durante o processo. Esse contato ainda não está acontecendo formalmente porque o Programa, na Espanha, ainda não teve início, porém no dia 26/08 um aluno espanhol, integrante da agência vencedora da última edição do “De la Clase a la cuenta” esteve em Bauru conversando com as agências da edição brasileira. Agora, a aluna Alana Gomes, responsável pela função de estratégia da Zeppelin Criações, trabalha em uma iniciação científica no Brasil, junto à UNESP e à Prof. Dra. Raquel Cabral, fomentada pela Fapesp, em que estuda os processos interculturais na comunicação. A Alana vai estender sua pesquisa à Espanha e acompanhar de perto a organização do “De la clase a la cuenta” que estará em sua fase inicial — Módulo 1 —nos meses de setembro e outubro.

Quando será a final do concurso?
Equipe Zeppelin: A final do programa será no dia 28 de janeiro de 2016 no anfiteatro Guilherme R. Ferraz “Guilhermão”.

Qual a premiação?
Equipe Zeppelin: A premiação é justamente a aplicação da estratégia vencedora pelo cliente à nível nacional.

Mesmo se não vencerem, ter participado já valerá a pena?
Equipe Zeppelin: A experiência em participar de um programa intercultural já está valendo a pena. Aprendemos muito aplicando conceitos da sala de aula, fora dela. Trabalhar em uma equipe interdisciplinar e com pessoas diferentes entre si é uma experiência intensa e que reflete muito o ambiente que nos espera após a faculdade, independente do setor econômico em que formos trabalhar. Ter contato próximo com a alta patente do Exército Brasileiro é um privilégio que nunca imaginamos ter e é o que estamos vivenciando com a participação no Programa. O desafio é ainda mais interessante por se tratar de uma organização pública, o que foge totalmente do que é foco hoje em dia em todas os cursos de comunicação, que é o segundo setor da economia.