Notícia

ABCD Maior online

Alunos da UFABC buscam apoio para incubadora tecnológica

Publicado em 20 fevereiro 2017

Por Arthur Gandini

 

Amir Hossein, 34, e Guilherme Rinaldo, 25, são alunos do mestrado em engenharia mecânica da UFABC (Universidade Federal do ABC) e empreendedores da microempresa Pocket Health Lab. O sonho dos dois é contribuir para o tratamento da diabetes por meio de produtos tecnológicos desenvolvidos por uma nova empresa inovadora. Tudo pode se tornar realidade com o lançamento da IT UFABC (Incubadora Tecnológica da Universidade Federal do ABC) na semana passada. “A incubadora vai ajudar muita gente a conhecer o nosso mercado e querer se inserir”, afirma Hossein, que veio de Masha (Irã) para estudar no Brasil.

 

Os dois colegas de mestrado decidiram empreender em 2015 e desenvolvem aparelho que auxilie no tratamento da doença. Já contam com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo À Pesquisa do Estado de São Paulo) e do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Contudo, dizem que precisam de ajuda para saber melhor como empreender. “A gente, como engenheiros e cientistas, tem uma base tecnológica muito grande. A incubadora ajuda com o mundo de negócios”, afirma Rinaldo. “Acho bacana (a iniciativa de se criar a incubadora) para a Região e o País inteiro. É um berço de ideia para essa área. O ABCD sempre foi um polo industrial, pode sair projetos bons para todo o País”, declarou.

 

Atualmente, os dois jovens já desenvolvem protótipo do aparelho de auxílio médico, que está em fase de testes. O recebimento da documentação para o processo seletivo da IT UFABC vai até 10 de março (leia mais abaixo como se inscrever).

A Incubadora

 

A IT UFABC foi idealizada tendo o ABCD com potencial para se tornar referência em desenvolvimento de tecnologias. “A Universidade Federal do ABC está inserida na sociedade da Região. O trabalho que a gente tem feito na universidade com pesquisa e ensino – agora com a Incubadora Tecnológica e o desenvolvimento do empreendedorismo e inovação” – está inserido”, defende um dos gestores e professor de economia na universidade, Alberto Suen.

 

A incubadora terá o objetivo de estimular startups (pequenas empresas voltadas para a inovação) nas primeiras fases de sua vida, desenvolver o empreendedorismo na sociedade e dar apoio por meio de capacitações, mentorias, oficinas, acesso às dependências da universidade, assessoria e reuniões com a equipe da incubadora e auxílio na questão do registro da propriedade intelectual.

 

O programa tem início no dia 3 de abril e termina em 25 de setembro. É voltado para empresas de base tecnológica e moradores da Grande São Paulo, por conta da proximidade, devido ao uso das dependências da universidade ser necessário.

 

Para acessar o edital e se inscrever, basta acessar o endereço www.inovacao.ufabc.edu.br/incubadora, preencher formulário e enviar os documentos pedidos para o e-mail dip.inovacao@ufabc.edu.br.