Notícia

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Alunos da Física ministraram palestras na Noite com as Estrelas de 2019

Publicado em 23 setembro 2019

Por Ricardo Roberto Plaza Teixeira

Na noite de 13 de setembro de 2019 e na madrugada de 14 de setembro de 2019 (de sexta-feira para sábado), dois estudantes dos cursos de licenciatura em física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Kaua Estevam Cardoso de Freitas e Ryan Nepomuceno Montemor, estiveram presentes na Escola Estadual Alcides de Castro Galvão, localizada em Caraguatatuba, realizando duas palestras de divulgação científica sobre temas de Física e Astrofísica, durante o evento denominado “V Noite com as Estrelas” organizado pela professora Sibele Schimidtt de Paula.

Os estudantes Kaua Estevam Cardoso de Freitas (que está no 6º semestre do curso de Licenciatura em Física e teve bolsa de iniciação científica da FAPESP) e Ryan Nepomuceno Montemor (que está no 6º semestre do curso de Licenciatura em Física e teve bolsa de iniciação científica PIBIC do CNPq) foram orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira em seus trabalhos de pesquisa no âmbito do IFSP-Caraguatatuba, ao longo dos anos de 2018 e 2019.

O evento “Noite com as Estrelas” é um projeto de gamificação da educação para alunos AH/SD (Altas Habilidades/SuperDotação), com atividades educacionais e científicas organizado anualmente desde 2015, sob a coordenação da professora Sibele Schimidtt (docente da Escola Alcides de Castro) e conta com apoio de professores e servidores técnico-administrativos da Escola Alcides de Castro, bem como com a colaboração de membros de outras instituições de ensino e da comunidade em geral.

Durante toda a noite e madrugada do evento, os alunos que foram selecionados durante o game, iniciado em março, assistiram palestras e participaram de gincanas sobre temas relacionados a assuntos científicos e áreas correlacionadas.

Os presentes na “V Noite com as Estrelas” participaram ativamente desta etapa final do game, realizada ao longo de 12 horas seguidas, das 19h de sexta-feira até as 7h de sábado, com muita motivação e vontade de aprender mais sobre áreas científicas e tecnológicas.

Os títulos das palestras ministradas pelos dois estudantes do curso de licenciatura em física do IFSP-Caraguatatuba foram: “Cálculos gregos para estimar o diâmetro da Lua e sua respectiva distância até a Terra” (por Kaua Freitas) e “A busca por exoplanetas” (por Ryan Nepomuceno Montemor).

Os dois estudantes do IFSP-Caraguatatuba presentes elogiaram muito o evento “V Noite com as estrelas”. Ações como essas conseguem de fato colaborar de modo significativo para a melhoria da qualidade de ensino – sobretudo na área da educação científica – de instituições escolares públicas, como é o caso da Escola Estadual Alcides de Castro Galvão.

Na equipe de docentes colaboradores das atividades ou palestrantes do evento estiveram, dentre outros, José Cláudio Rezende, Francisco Leitão, Edson Pereira Gonzaga, Luiz Alfredo de Paula, Kareen Caetano, Eduardo Plácido Santiago e Johnne Oliveira.

As palestras ministradas pelos estudantes do IFSP-Caraguatatuba são atividades de educação e divulgação científica que contam com o apoio dos projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate” desenvolvidos pelo IFSP-Caraguatatuba junto à comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas instituições de ensino participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.