Notícia

Esteta

Alunos da EACH/USP participam de competições internacionais de supercomputação

Publicado em 25 abril 2014

Um grupo formado por cinco alunos e dois professores da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) está esta semana na China para participar de uma competição internacional de supercomputação – a ASC14 Student Supercomputer Challenge.

Chamada Apuana (que significa ‘veloz’ ou ‘correnteza’, em tupi-guarani), a equipe ficou entre os 16 finalistas de um total de 82 grupos inscritos. Ela é formada pelos alunos Carlos Aguni, Eiji Kawahira, Luis Manrique, Flávio Avad Briz e Henrique Leme – todos do curso de Sistemas de Informação da EACH – e conta com a supervisão dos professores Alexandre Ferreira Ramos e Fábio Nakano.

Em junho, a equipe participará da Student Cluster Competition, em Leipzig, na Alemanha.

“É uma conquista fantástica o que os nossos estudantes conseguiram. Trabalharam muito e estão preparados para as competições”, disse Ramos. Segundo a universidade, essa é a primeira equipe brasileira a se classificar para a competição alemã.

Nas competições, o grupo terá de executar vários programas em um cluster, ou supercomputador. Vence a disputa o time que conseguir colocar todos os programas para funcionar corretamente em menor tempo.

Segundo Ramos, o grupo deve levar em consideração a tecnologia para conectar os computadores e estabelecer a sincronia entre os programas. “Quando você vê múltiplos computadores trabalhando isoladamente, está tudo ok. Agora experimente juntá-los. É um desafio!”, afirmou.

Na disputa alemã, a Apuama foi uma das 11 selecionadas entre 70 equipes de todo o mundo.

Mais informações: http://each.uspnet.usp.br/site/conteudo-imprensa-noticia.php?noticia=1764.

Agência FAPESP