Notícia

Portal Fator Brasil

Aluno do centro de pesquisa MackGraphe ganha Prêmio Capes 2018

Publicado em 17 outubro 2018

Estudo de pesquisador do MackGraphe – Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologias da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com apoio da agência Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), venceu o Prêmio Capes de Tese 2018, que reconhece a relevância de 42 pesquisas, com menção honrosa a outras 81 teses. O pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação, Henrique Bücker Ribeiro, ganhou o prêmio de Melhor Tese na área de Engenharias IV (Engenharia Elétrica e Computação).

Henrique defendeu a tese de doutorado sobre o "Espectroscopia Raman em Materiais Bidimensionais", em 2017, sob orientação do coordenador do laboratório de fotônica do centro Eunézio "Thoroh" de Souza. No desenvolvimento do trabalho, também houve grande colaboração do pesquisador Christiano de Matos, que é o atual supervisor de pós-doutorado do Henrique.

De acordo com o vencedor, antes de ir apara o mercado a pesquisa precisa passar por uma série de testes e possíveis ajustes. O pesquisador continua o desenvolvimento de seus estudos na Universidade Stanford, onde está trabalhando com outras frentes de pesquisa. Ele ressalta que centros de pesquisas que agregam multidisciplinaridade das diversas áreas da universidade, geram oportunidades para a formação de novos pesquisadores e cientistas.

Ficou interessado em ser um pesquisador? Processo seletivo Stricto-Sensu oferecido pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, está com inscrições abertas até o dia 31 de outubro. A prova de proficiência será no dia 10 de novembro e as entrevistas acontecerão entre os dias 27 e 30 de novembro. Os interessados em participar da seleção podem fazer o cadastro online www.mackenzie.br/processos-seletivos/mestrado-doutorado.

MackGraphe é o Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologias da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Iniciamos nossas atividades em 2013 com um orçamento em torno de US$ 20.000.000,00, que inclui a construção de um novo prédio (inaugurado no dia 2 de março, 2016, com a presença do Prof. Sir Andre Geim, prêmio Nobel de Física de 2010) com 7 andares mais 2 andares de subsolo e uma sala limpa classe 1.000 com área aproximada de 200 m2. O MackGraphe é um centro "irmão" do Centre for Advanced 2D Materials (CA2DM), da Universidade Nacional de Cingapura, atuando de forma complementar.