Notícia

Jornal do Parabrisa online

Aluno de São João tem pesquisa científica reconhecida internacionalmente

Publicado em 10 maio 2015

O trabalho "Convergence towards asymptotic state in 1-D mappings: A scaling investigation." resultado do desenvolvimento do projeto de pesquisa científica do estudante Felipe de C. Geraldo, regularmente matriculado no curso de Engenharia de Telecomunicações, oferecido pela UNESP câmpus de São João da Boa Vista foi publicado no periódico internacional indexado Physics Letters A, que tem sede na Holanda.

Na investigação, o estudante considerou o mapa logístico que pertence à classe de mapeamentos unidimensionais discretos e é modelo para a dinâmica de populações biológicas. Dado o mapeamento, o diagrama de bifurcações foi construído para analisar o comportamento da dinâmica. O estudo da convergência para os pontos fixos foi caracterizado numericamente e confirmado matematicamente por uma descrição teórica. Foi observado que próximo a bifurcação o decaimento de órbitas para o ponto fixo é exponencial com o tempo de relaxação dado por lei de potência, enquanto o caos foi caracterizado numericamente utilizando os expoentes de Lyapunov. O formalismo aplicado é geral e pode ser estendido a outros mapeamentos dissipativos.

O desenvolvimento do projeto contou com o apoio financeiro das agências de fomento PIBIC/Reitoria, PROPe/FUNDUNESP e FAPESP-2014/18672-8 sob a orientação do Prof. Dr. Juliano A. de Oliveira. O trabalho foi desenvolvido em colaboração com os pesquisadores Danilo S. Rando e Prof. Adj. Edson D. Leonel do departamento de Física da UNESP câmpus de Rio Claro; Rivânia M. N. Teixeira e Prof. Titular Raimundo N. da Costa Filho do departamento de Física da Universidade Federal do Ceará e discussões com o estudante João L. Menicuci, regularmente matriculado na UNESP câmpus de São João da Boa Vista.

Prof. Dr. Juliano A. de Oliveira