Notícia

A Folha (São Carlos, SP)

Aluno de graduação da UFSCar é um dos finalistas em prêmio na área automotiva

Publicado em 21 setembro 2012

O aluno de graduação em Engenharia Mecânica da UFSCar, Rafael Quelho de Macedo, é um dos finalistas do “1º Prêmio AEA Jovem Engenheiro Automotivo”, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). O estudante concorreu com o trabalho intitulado “Modelagem e simulação de uma suspensão veicular com elementos não lineares de rigidez e amortecimento”, desenvolvido como Projeto de Iniciação Científica, financiado pela Fapesp, sob a orientação do professor Flávio Yukio Watanabe, do Departamento de Engenharia Mecânica.

O trabalho tem como objetivo apresentar o processo de modelagem matemática e de análise numérica do comportamento dinâmico vertical de um veículo off road que pode ser submetido a diferentes tipos de irregularidades na pista, considerando-se elementos passivos de suspensão. Com os dados, é possível fazer uma análise do conforto e da segurança do motorista.

A AEA é uma entidade sem fins lucrativos que congrega engenheiros e técnicos provenientes de vários segmentos da cadeia automotiva brasileira com o objetivo de proporcionar um foro neutro de debates e um centro catalisador de soluções. O Prêmio se destina aos formandos da área de Engenharia e leva em consideração o seu histórico escolar no curso e o projeto de formatura do aluno, que deve ser necessariamente relacionado ao setor automotivo.

A premiação acontecerá durante o evento XX SIMEA – Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, no dia 24 de setembro, às 18h30 horas, no auditório principal do Sheraton São Paulo WTC Hotel, que fica na avenida das Nações Unidas, 12.559, em São Paulo. Mais informações podem ser obtidas no site da AEA, www.aea.org.br.